Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

Sindifisco

História

A trajetória do Sindicato dos Fiscais de Tributos Estaduais de Mato Grosso é marcada por lutas e conquistas, todas acompanhadas de perto por aqueles que fizeram e ainda fazem a história da entidade. O Sindicato nasceu da necessidade dos Fiscais de Tributos Estaduais (FTE) terem uma entidade própria capaz de unir a categoria e lutar pelos interesses da categoria perante o poder público e a sociedade.

A luta pela criação da entidade começou em 1989, quando os FTEs filiados à antiga Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais (AESAF), insatisfeitos com o fato de não possuírem uma entidade para atuar como porta-voz da categoria, decidiram se mobilizar em torno da criação de um sindicato que viesse, de fato, a trabalhar e representá-la. Tal fato ocorreu em 21 de julho de 1990.

Fundada a entidade com 85 filiados, na época denominada SINFATE, a primeira pessoa a ocupar o cargo de presidente foi o FTE Faustino Dias Neto. Filiado à FENAFISCO, o Sindicato conta atualmente com 468 filiados. Na busca da regularidade sindical, a partir de junho de 2008, a categoria conseguiu que sua Carta de Registro Sindical fosse expedida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Em 2014, mais uma mudança ocorreu para integrar a história do Sindicato. Para seguir uma padronização de nomenclatura das demais entidades sindicais dos fiscos estaduais, com orientações por parte da FENAFISCO e visando o projeto nacional da Lei Orgânica da Administração Tributária, a entidade que antes levava o nome de SINFATE passou a se chamar SINDIFISCO. A mudança na nomenclatura aconteceu após a realização de assembleias e inúmeras discussões com os filiados. A alteração no nome foi votada no dia 14 de novembro de 2013, com os devidos assentos no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas e na Receita Federal do Brasil.

Apesar da boa representatividade, o Sindicato encontrou algumas dificuldades para se firmar como entidade de classe no decorrer dos anos. Com o amadurecimento dos dirigentes hoje o Sindicato presta inúmeros serviços e conta com uma gestão moderna, profissional e participativa. Dessa forma, melhorou sua imagem perante os filiados e a sociedade, o que contribuiu para o fortalecimento e respeito à carreira.

Noutras frentes, o SINDIFISCO, por meio da diretoria, tem focado seu trabalho no acompanhamento dos projetos de interesse da classe que se encontram em tramitação no Congresso Nacional. Além de apresentar ao Executivo Estadual e à Assembleia Legislativa propostas de melhorias da arrecadação, bem como sugestões para aperfeiçoamento e melhoria dos trabalhos de fiscalização.

Sede própria
No ano de 2020, um outro marco histórico foi estabelecido: o pontapé inicial para a construção da tão sonhada sede própria. Era a efetivação de algo que vinha sendo viabilizado havia muitos anos, com a colaboração dos colegas que fizeram doação de parte de seus direitos salariais recebidos e a economia de recursos.

No dia 30 de março de 2022 o novo espaço foi aberto oficialmente, em solenidade que contou com a presença de pioneiros na criação do Sindicato, como a Fiscal de Tributos Estaduais aposentada Denize Capilé Guedes, que empresta seu nome ao prédio. Uma justa e acertada homenagem elogiada e plenamente apoiada pela categoria. Trata-se de uma sede moderna e bem localizada – próxima à entrada do Detran e, portanto, do Centro Político e Administrativo - com um terreno de 5 mil m², dos quais 887 m² de área construída, incluindo salas de reunião, diretoria e assessorias, um auditório com capacidade para até 150 pessoas e um espaço gourmet conjugado, além de estacionamento para 50 veículos.

Receba em seu e-mail todas as informações atualizadas!

 

Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

(65) 3624-2605
Afismat Fenafisco
Sitevip Internet