Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

Notícias / Geral

Auditoria e Inteligência Fiscal é tema de palestra durante a XI Convenção Mato-Grossense de Contabilidade

Publicado por Pau e Prosa Comunicação em 27/11/2023 às 09:30

Auditoria e Inteligência Fiscal é tema de palestra durante a XI Convenção Mato-Grossense de Contabilidade
Entre os dias 22 e 23 de novembro, o Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRC/MT) realizou a XI Convenção Mato-Grossense de Contabilidade, sob o tema Metaverso Contábil – Desafios, Inovações e Oportunidades, realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso. A programação contou com a participação do Fiscal de Tributos Estaduais (FTE), Wagner de Araújo Rodrigues, da Coordenadoria de Auditoria Contábil e Financeira que ministrou palestra sobre Auditoria e Inteligência Fiscal.

O FTE ressaltou a importância da conformidade entre os dados fiscais, financeiros e contábeis dos contribuintes. Ressaltou o aprimoramento na análise da Escrituração Contábil Digital pela CACF, bem como do Livro Caixa do Produtor Rural feito pela CFIA – ambas unidades integrantes da Superintendência de Fiscalização. Apontou ainda as adaptações estruturais e dos processos de trabalho da SEFAZ-MT na busca de eficiência na recuperação do crédito tributário. “Destacamos a importância das alterações estruturais da Sefaz como a digitalização dos serviços de atendimento ao contribuinte, a atuação da Superintendência de Controle e Monitoramento, na tentativa de chamar o contribuinte para a regularidade fiscal, e o foco das auditorias que têm ampliado, cada vez mais, a base de dados utilizada e buscado a constituição do crédito tributário em períodos mais próximos da ocorrência do Fato Gerador”.

Wagner também reforçou a importância da parceria entre a Sefaz e o contador na busca por uma justa relação jurídico-tributária evitando-se que o contribuinte seja surpreendido com autos de infração referentes a períodos próximos da decadência e ensejando dificuldades para pagamento.

“Fizemos uma abordagem de toda a conjuntura atual da Secretaria de Fazenda nessa tentativa de busca pela conformidade tributária e, ainda, chamando a atenção para a importância da inteligência fiscal e manipulação de dados, para que as ações fiscais sejam melhor direcionadas aos reais sonegadores”, reforçou.

O evento também contou com o representante da Sefaz/MT, Vinícius José Simioni da Silva, secretário adjunto de Projetos Estratégicos, que eforçou sobre a relevância da Contabilidade para o crescimento e sustentabilidade do desenvolvimento econômico e social do Estado Mato Grosso e a oportunidade de construção conjunta de soluções, com Fisco e Contabilistas trabalhando juntos.  Concluiu parabenizando o CRC/MT pela provocação à reflexão, com abordagem de temas que nos fazem pensar além dos números, pensar em uma gestão de comportamento e na evolução das relações sociais. 

Simioni, que participou da abertura do evento, informou em primeira mão sobre o atendimento de demanda que a categoria contábil, por intermédio da Presidencia do CRC, apresentou, que é a regulamentação da Lei 11286/2021, tratando da suspensão dos prazos processuais de processos administrativos-tributários entre os dias 20/12 e 20/01, que será publicada nos próximos dias. 

A XI Convenção Mato-Grossense de Contabilidade foi voltada para profissionais da contabilidade, Fisco e convidados.

Fonte: Da assessoria

Receba em seu e-mail todas as informações atualizadas!

 

Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

(65) 3624-2605
Afismat Fenafisco
Sitevip Internet