Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

Notícias / Geral

Curso de Auditoria Contábil e Financeira acontece na sede do SINDIFISCO/MT

Publicado por Da assessoria / Pau e Prosa Comunicação em 23/11/2023 às 08:27

Curso de Auditoria Contábil e Financeira acontece na sede do SINDIFISCO/MT
Aconteceu nos dias 21 e 22 de novembro, na sede do SINDIFISCO/MT, o Curso de Auditoria Contábil e Financeira para os Julgadores Administrativos da Esfera Estadual e Auditores Fiscais, promovido pela Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT), por meio Coordenadoria de Julgamento de Impugnação de Crédito Tributário. O curso, dividido em quatro módulos, é ministrado pela Fiscal de Tributos Estaduais (FTE) Suyan Machado.

O objetivo é proporcionar aos julgadores uma visão abrangente, abordando desde a escrituração contábil digital até questões como reserva de jurisdição, autorização judicial para acesso ao sigilo bancário, crimes de lavagem de dinheiro e normas internacionais. Focando em preparar os participantes para uma compreensão holística da auditoria.

“Um dos propósitos deste curso é ampliar horizontes, oferecendo uma bagagem de informações variadas que, mesmo não sendo imediatamente utilizadas, ganham relevância no contexto. A abordagem da fundamentação é balanceada com uma parte mais objetiva, adentrando efetivamente na auditoria com cálculos básicos”, descreve a FTE.

As normas de regulamentação são apresentadas de maneira contextualizada, com discussões acerca das instruções normativas, código civil e manuais relacionados à escrituração contábil, buscando integrar o conhecimento de forma natural. O curso destaca a diferença entre as responsabilidades do julgador e do auditor, proporcionando uma clareza que pode surpreender os participantes, que muitas vezes não imaginam a complexidade envolvida no processo. As atividades de auditoria concentram-se em empresas de porte médio e grande devido à relação custo-benefício.

“Ao concluí-lo, espera-se que os participantes tenham uma compreensão sólida dos fundamentos da auditoria contábil financeira e uma compreensão completa da presunção de saldo credor na conta-caixa, enquanto outras presunções podem exigir módulos adicionais devido à sua extensão” destaca Suyan.

Para o superintendente de fiscalização da Sefaz/MT, José Carlos Bezerra, a auditoria fisco-contábil tem sido um grande desafio para as 27 Unidades Federativas e não seria diferente nem menos importante para o fisco de Mato Grosso. “Estamos sempre à frente em aprender e desenvolver novas formas de atuação com técnica e excelência, que envolve o preparo do fiscal de tributos. Uma capacitação como esta, ministrada por consultoria interna, demonstra que estamos prontos para esse desafio. Parabenizo a todos os colegas fiscais que, junto com a missão de desenvolver, aceitaram o desafio de ensinar e compartilhar seu conhecimento. Esse é um caminho excelente que já estamos trilhando”, ressaltou.

Fonte: Sindifisco/MT

Receba em seu e-mail todas as informações atualizadas!

 

Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

(65) 3624-2605
Afismat Fenafisco
Sitevip Internet