Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

Notícias / Geral

​SINDIFISCO-MT parabeniza FTEs pelo primeiro lugar em ranking de Solidez Fiscal

Publicado em 06/12/2022 às 17:51

​SINDIFISCO-MT parabeniza FTEs pelo primeiro lugar em ranking de Solidez Fiscal

 
Mato Grosso é destaque no Ranking de Competitividade dos Estados 2022, figurando em primeiro lugar no quesito “Solidez Fiscal” e em quinto lugar no geral em relação aos demais entes federados. Quer dizer que ele está fazendo a sua parte na busca pelo equilíbrio nas contas e o Sindicato dos Fiscais de Tributos Estaduais de Mato Grosso (SINDIFISCO-MT) destaca o papel dos FTEs por seu trabalho no sentido de garantir os recursos necessários para que o Executivo consiga prestar a devida contrapartida à sociedade pela arrecadação de tributos.
 
O relatório do Ranking de Competitividade dos Estados 2022, produzido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), destaca que a Solidez Fiscal de qualquer governo é condição fundamental para o crescimento sustentado de longo prazo. Se as receitas governamentais ficam continuamente abaixo das suas despesas, o governo incorre em resultados fiscais negativos (déficits), resultando em aumento de seu endividamento e, consequentemente, em baixa capacidade para investir na ampliação e manutenção dos serviços públicos.
 
“O SINDIFISCO-MT vê com bons olhos essa posição, porque nós sempre procuramos associar o nosso interesse, da nossa categoria, com o interesse da sociedade. Sempre pleiteamos os nossos direitos levando em consideração a situação fiscal do estado. Isso é uma prova de que o Executivo está caminhando de uma forma segura. Consegue equilibrar a atenção aos direitos dos servidores sem prejudicar a solidez fiscal”, analisa o presidente, João José de Barros.
 
O sindicalista ressalta que se trata de um índice que engloba todos os estados e o Distrito Federal, com base em diversos e importantes indicadores. O que reforça o mérito da conquista. “Não podemos desprezar o fato de que Mato Grosso é um dos estados que mais faz investimentos em relação à sua receita corrente líquida”, exemplifica.
 
Para João José, figurar com destaque no Ranking de Competitividade dos Estados 2022 pode beneficiar Mato Grosso na atração e na manutenção de investimentos das empresas no estado. E também em relação aos fornecedores. “Hoje está muito claro que um fornecedor que presta serviço ao Estado embute em sua margem os possíveis riscos. Se o ente público passa uma imagem de solidez, conseguirá obter serviços e produtos com preços eventualmente até mais baixos”, salienta.
 
Na opinião do presidente, os FTEs têm uma grande participação na conquista da boa colocação, por sua atuação tanto na área de Receita como também nos Gastos, no Tesouro e na Contabilidade. “Claro, os servidores da Sefaz e de outros órgãos da administração atuaram para obtenção desse índice. Todos estão de parabéns. Mas os nossos cumprimentos vão em especial aos Fiscais de Tributos que contribuíram sobremaneira para esse resultado”, finaliza.

Receba em seu e-mail todas as informações atualizadas!

 

Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

(65) 3624-2605
Afismat Fenafisco
Sitevip Internet