Contato

Entre em contato conosco!
Tire suas dúvidas ou envie sugestões
Clique aqui!

Notícias / Geral

Situação da Capes será tema de audiência na Comissão de Ciência e Tecnologia

Publicado em 08/08/2018 às 14:34

Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) realiza reunião com 26 itens. Na pauta, o PLS 225/2015, que trata da utilização de meios eletrônicos para concentração de informações dos indivíduos na carteira de identidade.  Em pornunciamento, à bancada, senador Cristovam Buarque (PPS-DF).  Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
 

A nota divulgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) de que há risco iminente de corte de bolsas acadêmicas por conta de restrições orçamentárias chamou a atenção de alguns senadores. Nesta quarta-feira (08), a Comissão de Ciência e Tecnologia aprovou a realização de uma audiência pública para debater o assunto.
 

A inciativa partiu de Cristovam Buarque (PPS-DF) e de Jorge Viana (PT-AC), que consideraram grave a situação, principalmente pela Capes ser uma instituição reconhecida não só no Brasil, mas no exterior. Viana, por exemplo, afirmou que ainda há tempo de salvar a instituição.
 

— A CCT é o espaço de maior autoridade no Senado para cuidar disso, mas é necessária a mobilização de todo o Parlamento. É um requerimento para que no próximo esforço concentrado tenhamos aqui o ministro da Educação, o presidente da Capes, um representante do Conselho Nacional de Educação e o presidente da SBPC [Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência] — afirmou.


Alerta

No início de agosto, a Capes enviou um comunicado ao Ministério da Educação avisando que, se houvesse corte no orçamento, quase 200 mil bolsistas perderiam auxílio a partir de agosto do ano que vem. O alerta teve grande repercussão na imprensa e, na segunda-feira (06), o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, reafirmou que não haverá corte.
 

Ainda assim, os senadores consideraram importante debater o tema.
 

— Temos que debater não somente a possibilidade de cortes, mas como aumentar o número de bolsas em tempos de escassez de recursos — afirmou Cristovam.

Fonte: Agência Senado

Receba em seu e-mail todas as informações atualizadas!

 

Contato

Entre em contato conosco!
Tire suas dúvidas ou envie sugestões
Clique aqui!

(65) 3624-2605
Afismat Fenafisco
Sitevip Internet