Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

Notícias / Geral

Grupo de Trabalho finaliza projeto de cenários prospectivos para 2030

Publicado em 14/04/2016 às 13:48

Os integrantes do projeto de construção de cenários prospectivos do Sindifisco Nacional realizaram, na sexta-feira (8/4), a última reunião do grupo de trabalho responsável por pensar o futuro do cargo de Auditor Fiscal da RBF (Receita Federal do Brasil). Durante a reunião, a equipe, coordenada pelo Auditor Geraldo Antônio Galazzi, fez os últimos ajustes na elaboração de quatro possíveis cenários referentes aos próximos 15 anos (até 2030), que servirão como base teórica para a adoção de medidas estratégicas, pelo Sindifisco, voltadas à valorização do cargo de Auditor Fiscal.

Trata-se de um intenso trabalho técnico que começou a ser pensado em fevereiro de 2015, como forma de nortear as futuras ações do Sindifisco Nacional, por meio da leitura e interpretação das mudanças políticas, econômicas e socioambientais ocorridas no País. A iniciativa "A construção de Cenários Prospectivos" faz parte do projeto da DEN (Direção Executiva Nacional) denominado "O Futuro do nosso cargo", que propõe uma reflexão coletiva acerca da valorização do cargo de Auditor Fiscal e da RFB, no futuro, diante das múltiplas transformações do nosso século.

“Nós estamos desenhando e visualizando possibilidades de futuro para o cargo de Auditor Fiscal, para subsidiar a DEN na definição de estratégias de representação, no sentido de alcançar a valorização do cargo”, explicou Galazzi. Os quatro cenários projetados pela equipe serão oficialmente apresentados à Diretoria na próxima terça-feira (12/4).

Além de Geraldo Galazzi (Vitória/ES), integram a equipe de trabalho os Auditores Fiscais Ivani Suave (Curitiba/PR), Vitor Machado (Curitiba/PR), Luz Angélica (Volta Redonda/RJ), Luiz Milani (Curitiba/PR), Daniel Magalhães (Brasília/DF) e Yone de Oliveira (Mundo Novo/MS).

Nos últimos meses, o grupo se debruçou sobre uma infinidade de informações colhidas em níveis interno e externo para esboçar os quatro cenários que serão apresentados à DEN. O conjunto inicial de dados envolvendo a atuação dos Auditores, a Receita Federal do Brasil e os macro indicadores do País partiu de pesquisas internas, entrevistas e, principalmente, de seminários realizados ao longo de 2015 nas cidades de São Paulo (SP), Niterói (RJ) e Brasília (DF). Este último evento, ocorrido em setembro na capital do País, contou com a participação de palestrantes de diversas áreas, entre eles Auditores Fiscais, jornalistas, economistas e juristas.

Com os dados em mãos, os integrantes do projeto passaram a pesquisar a fundo seis temas específicos – política, economia, sociedade, meio ambiente, legislação e tecnologia – e formular, a partir daí, uma matriz morfológica com onze temas considerados incertos para o futuro, chamados de “incertezas críticas”, por meio dos quais foi possível traças os quatro cenários hipotéticos dos próximos 15 anos.

O coordenador da equipe explicou que essa “previsão de realidades” é apenas uma forma de antecipar eventuais situações que poderiam surpreender o Sindicato e comprometer a valorização do cargo de Auditor Fiscal. “Estamos nos antecipando porque o futuro, na verdade, começa hoje”, pontuou Galazzi. O projeto “O Futuro do nosso cargo” ainda poderá perdurar por muitos anos, pois permite o constante acompanhamento e a atualização dos cenários propostos até 2030.

Fonte: https://www.sindifisconacional.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=30395

Receba em seu e-mail todas as informações atualizadas!

 

Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

(65) 3624-2605
Afismat Fenafisco
Sitevip Internet