Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

Notícias / Geral

QUALIDADE DE VIDA – VOCÊ SABE O QUE É ISSO?

Publicado em 06/04/2016 às 16:28

images

QUALIDADE DE VIDA – VOCE SABE O QUE É ISSO?

Por Guilherme Frederico Pedrinha de Azevedo 

“QUALIDADE DE VIDA” se retrata pela medição das condições de vida de um ser humano. São condições que contribuem para o bem físico e espiritual dos indivíduos em sociedade e envolvem os bens espiritual, físico, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e, também, os aspectos ligados à saúde, educação, poder de compra, habitação, saneamento básico, assim como, outras circunstâncias da vida.

O tema tem merecido uma destacada atenção de entidades e organizações (governamentais e não governamentais), inclusive de alcance global, vista a importância que a perfeita acomodação e a adaptação dos seres humanos aos diversos ambientes com os quais ele interage têm, para o alcance do desenvolvimento pleno.   

Nesse sentido, a OMS - Organização Mundial da Saúde tem buscado aferir a qualidade de vida, nos campos físico, psicológico, do nível de independência, das relações sociais, do meio ambiente e o dos aspectos religiosos.

Quando abordada no âmbito do trabalho, a Qualidade de desperta várias interpretações que vão desde o foco médico da ausência de doenças da pessoa, até as exigências de recursos, objetos e procedimentos que atendam demandas coletivas em determinada situação, compondo amplos programas de qualidade de vida no trabalho, os chamadosQVT.

Essa “QUALIDADE DE VIDA”, no trabalho (QVT), é um conjunto de ações que envolve o diagnóstico e a implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais dentro e fora do ambiente de trabalho, visando propiciar condições plenas aos trabalhadores para alcançarem um nível ideal de desenvolvimento humano, preparando-os para as jornadas, enquanto capacitação e para o enfrentamento os desafios, até mesmo de cunho intimista, durante a realização das tarefas.

Discutir o tema e buscar alternativas aos impactos de crises, ansiedades, inseguranças, tecnologias novas e metas e avaliações tornou-se ponto obrigatório paras a moderna organização laboral. Mais que isso, em uma sociedade plena de novos paradigmas sobre modos de vida dentro e fora do trabalho, tornou-se fundamental, para o bom andamento do trabalho e a harmonia que todos buscamos construir novos valores relativos às demandas de QVT.

Esse esforço, mundial, tem sido apoiado por diversas ciências, que têm dado suas contribuições como, por exemplo, a área da saúde ao buscar preservar a integridade física, mental e social do ser humano, muito além do simples controle de doenças, mas tendo em vista a necessidade de avanços em dimensões biomédicas de modo a proporcionar uma maior e melhor expectativa de vida.

Acompanhando a tendência, vemos que a ecologia tem contribuído, ao atribuir ao homem a responsabilidade pela preservação do sistema dos seres vivos e dos insumos da natureza, enquanto a ciência da ergonomia se volta, incansável ao estudo das condições de trabalho sob a ótica do conforto dos trabalhadores.

Tem sido de alta prioridade para os operadores da psicologia, a atenção aos estudos que demonstram a influência das atitudes internas e perspectivas de vida de cada pessoa em seu trabalho e a importância do significado das necessidades individuais para seus desenvolvimentos no trabalho e, a mesma importância pode ser percebida por parte das administrações, e dos desenvolvedores dos projetos das plantas e processos ligados ao ambiente laboral.  

Organização sindical e Qualidade de Vida. Tudo a ver

Embora o tema seja, eminentemente, associativo precisamos encará-lo com o encaram as organizações privadas e públicas. Como organizações sindicais, o bem-estar dos nossos filiados é sumamente importante. Nesse sentido, devemos buscar levar-lhes, o mais possível, princípios e fundamentos que lhes sirvam de estímulo a um laborar saudável e a uma atitude de permanente interação com as demandas que se apresentam, a cada dia. Inclusive, essa é uma missão constante nas constituições organizacionais dos nossos sindicatos.

Por isso a importância da participação das lideranças sindicais no Encontro de Qualidade de Vida que ocorrerá em Brasília, no dia 26 de abril de 2016. Apreender os conceitos trazidos por especialistas em “Qualidade de Vida” como a nutróloga e homotoxicóloga Blandina Brito e o psicólogo Roberto Crema, além da vivência com técnicas de ergometria, massagens e relaxamento, decerto, darão habilitação para que façamos tratativas futuras, sobre o assunto, com as nossas bases, por todo o país.  

Mas, afinal, que assuntos são esses?

Homotoxicologia é que uma ciência utilizada para identificar a presença de substâncias tóxicas, nocivas, venenosas ou daninhas no organismo humano. A técnica é capaz de identificar a presença dessas substâncias que podem estar acumuladas há anos no corpo humano. Tais substâncias podem estar acumuladas no organismo humano em decorrência do consumo de alimentos, medicamentos, água, metais pesados, drogas, fumo, bebidas alcoólicas, radiações químicas e podem provocar uma série de danos e lesões no órgão perceptíveis a longo prazo.

Alergias, infecções, intoxicações e doenças conhecidas como autoimunes também podem aparecer em decorrência de tais substância alojadas no organismo. Resultado, perda de “Qualidade de Vida” e diminuição do ânimo e da produtividade no trabalho.

Nutrologia é a especialidade médica-clínica que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças do comportamento alimentar. Os médicos nutrólogos não devem ser confundidos com nutricionistas. O Nutrólogo é formado em Medicina e com pós-graduação ou residência na área de nutrologia. Com especialização em doenças provocadas pela alimentação inadequada, esse profissional é capaz de avaliar carências de nutrientes no organismo, além de tratar obesidade e infecções gastrintestinais, como gastrite, refluxo e azia. Para tanto, procuram dar orientações sobre a alimentação mais equilibrada para correção do peso e manutenção da saúde, recuperação de estados deficitários, acompanhamento de pessoas com necessidades especiais (atletas, idosos, crianças etc.) estudando a ação biológica dos nutrientes dos alimentos.

Nessa área é de grande importância uma abordagem multidisciplinar, fazendo com que a nutrologia esteja, sempre, associada a outras especialidades, como: endocrinologia, gastrenterologia, medicina esportiva, nutrição, psicoterapia, educação física, fisiatria e terapia ocupacional.

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento e as funções mentais.

A psicologia tem como objetivo imediato a compreensão de grupos e indivíduos tanto pelo estabelecimento de princípios universais como pelo estudo de casos específicos, e tem, segundo alguns, como objetivo final o benefício geral da sociedade. Um pesquisador ou profissional desse campo é conhecido como psicólogo, podendo ser classificado como cientista social, comportamental ou cognitivo. A função dos psicólogos é tentar compreender o papel das funções mentais no comportamento individual e social, estudando também os processos fisiológicos e biológicos que acompanham os comportamentos e funções cognitivas.

Psicólogos exploram conceitos como percepção, cognição, atenção, emoção, Inteligência, fenomenologia, motivação, funcionamento do cérebro humano, personalidade, comportamento, relacionamentos interpessoais, incluindo resiliência, entre outras áreas.

Psicólogos de orientações diversas estudam, também, conceitos como o inconsciente e seus diferentes modelos.

26 de abril de 2016.

Uma data que fará a diferença.

Venham, pois, para o Encontro de Qualidade de Vida, em Brasília.

Será bom para vocês.

Será bom para o Fisco estadual e distrital.

 

Veja a programação no link:

http://www.2013.fenafisco.org.br/noticias/item/6870-encontro-de-qualidade-de-vida

Fonte: http://www.2013.fenafisco.org.br/noticias/item/6983-qualidade-de-vida-%E2%80%93-voc%C3%AA-sabe-o-que-%C3%A9-isso

Receba em seu e-mail todas as informações atualizadas!

 

Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

(65) 3624-2605
Afismat Fenafisco
Sitevip Internet