Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

Notícias / Geral

Biblioteca do SINDIFISCO MT incentiva leitura e busca doadores

Publicado em 14/04/2015 às 00:00

Biblioteca do SINDIFISCO MT incentiva leitura e busca doadores

Com capacidade para acomodar mil títulos, a biblioteca doSindicato dos Fiscais de Tributos Estaduais de Mato Grosso (SINDIFISCO MT), conta com 300 livros. A expectativa do curador do espaço, o professor Guilhermo Oliveira Martines, é de preencher todas as prateleiras e promover eventos de incentivos à leitura.

Todos os exemplares expostos na biblioteca do Sindicato são oriundos de doações realizadas nos últimos seis meses, desde a sua inauguração. Uma das doadoras foi a bancária Mônica dos Santos Bambirra, 48, esposa do Diretor Financeiro do SINDIFISCO MT, Yuri de Oliveira Bambirra. Ela doou duas caixas cheias de livros em ótimo estado de conservação que já não cabiam em sua residência. Ao todo, a biblioteca recebeu cerca de 30 livros somente da bancária.

“Eu fiquei sabendo por um informativo de que a biblioteca estava pedindo doações e sugeri ao Yuri para que doássemos os livros, pois nós tínhamos mais onde guardar em casa”.

A opção de enviar os títulos para o espaço do Sindicato não veio apenas como uma solução para onde destinar as obras, mas também originou da vontade de Mônica de compartilhar o conhecimento com outras pessoas. “Se eu já li, por que deixar guardado sendo que outras pessoas podem ler também?”.

Leitora feroz e eclética, a bancária lê em média dois livros por mês, e, às vezes, se arisca em ler até três exemplares ao mesmo tempo. “Sempre li muito, desde minha infância, quando não tínhamos muito acesso. A leitura dos livros obrigatórios da escola nunca foi uma dificuldade para mim, e, este é um hábito que tenho até hoje. Ler é viajar”.

Entre as obras preferidas da bancária está “O livro da bruxa”, de Roberto Lopes, o clássico “O Morro dos Ventos Uivantes”, de Emily Brontë, além dos livros de fantasia como as séries o “O Senhor dos Anéis”, de J. R. R. Tolkien,  e “Harry Potter” da britânica J. K. Rowling.

O ato de doação, como o de Mônica, tem incentivado novos adeptos à leitura. Segundo o professor Guilhermo Martines, a biblioteca já conta com leitores assíduos que emprestam livros pelo período entre 15 a 30 dias.   

Com muitos planos voltados para a utilização do espaço e de promoção à leitura, o professor antecipa que na semana em que se comemorará os 25 anos do SINDIFISCO MT a biblioteca fará a exposição de uma coleção de livros infanto – juvenil. Outras iniciativas como lançamentos de livros também já são vislumbradas pelo curador.

Os interessados em contribuir com doações de livros podem entrar em contato com o SINDIFISCO MT, por meio do telefone (65) 3624-2605. O doador tem a opção de levar o livro até a sede do sindicato ou solicitar a buscar dos livros no local indicado.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Receba em seu e-mail todas as informações atualizadas!

 

Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

(65) 3624-2605
Afismat Fenafisco
Sitevip Internet