Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

Notícias / Geral

Debora Cademartori | Negociação com Brasília avança

Publicado em 27/07/2017 às 13:49

Focados em garantir a adesão ao regime de recuperação fiscal, membros do governo do Estado usaram o recesso na Assembleia para negociar os termos com técnicos da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e deram um tempo na articulação com os deputados.


Ontem, durante reunião em Brasília, foi aventada a possibilidade de o decreto de regulamentação do socorro financeiro ser publicado ainda nesta semana. O texto poderá trazer regras mais duras em relação às contrapartidas, mas também pode flexibilizá-las, o principal pedido do governo do Estado. Hoje, haverá a segunda parte do encontro.


Se a previsão se concretizar e o decreto for assinado até amanhã, a Fazenda estadual concentrará os trabalhos no levantamento dos ativos determinados na regulamentação. Depois, se for viável a adesão ao regime, partirá para a conclusão do projeto a ser encaminhado à Assembleia, que autoriza os termos do acordo.


O texto está estruturado, mas faltam aspectos que dependem da STN. Para receber a carência da dívida com o governo federal e ter a possibilidade de adquirir um novo empréstimo, o governador José Ivo Sartori terá de repetir a articulação desempenhada nos últimos dois anos com os parlamentares.


Mesmo sem o apoio formal do PDT, o Piratini foi vitorioso na aprovação dos projetos que levou ao Legislativo no primeiro semestre. A extinção da licença-prêmio e a retirada de brigadianos da guarda externa de presídios foram aprovadas. Com o aval que não recebeu em 2015 e em 2016, Sartori colocou em discussão uma lei de diretrizes orçamentárias contingenciada, com congelamento de gastos em todos os poderes. Judiciário e Legislativo não fizeram campanha contra o texto, que, no início do mês, foi aprovado sem esforço.


A retomada de votações na Assembleia ocorre na próxima terça-feira. Na pauta, as propostas que preveem a limitação de cedências de servidores a sindicatos e a que retira a obrigatoriedade do pagamento do salário no último dia útil do mês. O segundo turno da PEC da extinção do tempo ficto dos funcionários públicos também deve ser votado na retomada dos trabalhos.


Aliás
 
Na mesma data em que deve pagar os salários dos servidores, dia 31, a Fazenda terá de depositar R$ 142 milhões na conta da União. Até o fim desta semana, repassará o duodécimo dos poderes e a verba da saúde.


A primeira parcela da folha do Executivo será paga com o que restar de receita no caixa.

Fonte: Sindifisco RS

Receba em seu e-mail todas as informações atualizadas!

 

Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

(65) 3624-2605
Afismat Fenafisco
Sitevip Internet