Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

Notícias / Geral

CCJ discutirá no dia 13 eleição direta em caso de vacância na Presidência da República

Publicado em 07/06/2017 às 13:15

Sob protesto da base governista, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), anunciou hoje que convocará reunião extraordinária para a próxima terça-feira (13), às 10 horas, a fim de analisar a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição 227/16.


Chamada “PEC das Diretas”, a proposta prevê eleições diretas para presidente e vice-presidente da República no caso de vacância desses cargos, exceto se ocorrer nos últimos seis últimos meses do mandato.


A ideia de uma reunião extraordinária na CCJ foi defendida pelo deputado Júlio Delgado (PSB-MG), com o apoio de partidos de oposição.


Ponderação

Pacheco ponderou que, há cerca de duas semanas, a PEC vem monopolizando os debates e impedindo a votação de outras propostas. Isso porque, enquanto não houver uma data para votar a PEC, a oposição anunciou que continuará obstruindo as votações no colegiado.


“Não há razão para deixarmos de analisar tantos itens importantes por causa dessa proposta”, comentou Pacheco, que pediu a compreensão dos aliados do governo. “A base poderá, na terça-feira, optar por fazer obstrução, procedimento que é legítimo”, acrescentou.
 

Desacordo

O deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) ressaltou que a base do governo não concorda com os termos da PEC e anunciou que manterá os procedimentos para impedir a votação. “Não concordamos com essa mudança na Constituição, que permitiria eleições diretas para trazer Lula de volta”, afirmou.


Atualmente, a Constituição prevê eleição direta de presidente e vice-presidente em caso de vacância apenas nos dois primeiros anos do mandato. Nos dois últimos anos, a eleição é indireta, e os nomes são escolhidos em sessão conjunta do Congresso Nacional (513 deputados e 81 senadores).

Fonte: Fenafisco

Receba em seu e-mail todas as informações atualizadas!

 

Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

(65) 3624-2605
Afismat Fenafisco
Sitevip Internet