Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

Notícias / Geral

Congresso Nacional: eleições movimentam semana política

Publicado em 30/01/2017 às 17:41

O retorno dos trabalhos no Poder Legislativos será marcado pela eleição das mesas diretoras das duas Casas do Congresso - Câmara e Senado. Os presidentes coordenarão os trabalhos nos próximos dois anos e pautas decisivas estarão em debate no Parlamento neste ano político que se inicia.

A Câmara dos Deputados conta com três deputados que disputam a vaga. No Senado Federal apenas dois se lançaram ao pleito.

Senado
Os dois candidatos à presidência da Casa são estreantes no Senado Federal. Porém, ambos fazem parte da base de apoio do governo Temer, que no Senado ultrapassa o número de 40 parlamentares.

O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) conta com o apoio da maioria dos seus pares e ainda tem o apoio do Palácio do Planalto. José Medeiros (PSD-MT), também da base de Temer, lançou sua candidatura de forma isolada, mas pretende ser uma opção aos senadores que não concordam com a candidatura de Eunício Oliveira.

Câmara
Na Câmara dos Deputados, a disputa acontece entre três candidatos. Dois são da base de Temer e um da oposição. A polêmica em torno da eleição da Câmara concentra-se na reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ), eleito para substituir Eduardo Cunha (PMDB-RJ) após a renúncia de Cunha.

Maia, que é candidato à reeleição, enfrenta resistência jurídica e política na disputa. A Constituição determina que o mandato na presidência das Casas legislativas são de dois anos, sem possibilidade de reeleição na mesma legislatura, o que impediria o atual presidente de disputar a vaga. Mas Maia resiste e insiste na sua reeleição, que é objeto de questionamento no Supremo Tribunal Federal (STF).

No atual ambiente político, a candidatura de Jovair Arantes (PTB-GO) pode dividir a base do governo e enfraquecer o apoio à reeleição de Maia. O deputado goiano é um dos coordenadores do Centrão, bloco de partidos que somam mais de 170 deputados.

Oposição
O deputado André Figueiredo (PDT-CE) é o candidato de oposição ao governo na Câmara dos Deputados. Ex-ministro da presidente Dilma, o parlamentar cearense lançou sua candidatura como uma alternativa à maioria governista.

Conheça o perfil dos candidatos às duas Casas Legislativas - Câmara e Senado.

SENADORES

EUNÍCIO OLIVEIRA (PMDB-CE)
Senador, 1º mandato, cearense, agropecuarista e empresário. Bom articulador, destaca-se como negociador.

Começou sua carreira política como militante estudantil e presidente da casa do estudante do Ceará. Líder sindical patronal, foi presidente da Federação de Transporte de Valores e da Federação do Comércio de Brasília, do Sesc e do Senac. Antes da eleição para o Senado, exerceu três mandatos de deputado federal. Coordenador da Procuradoria Parlamentar e líder do PMDB, foi um dos responsáveis pela adesão do partido à base de sustentação dos governos Lula e Dilma. Com o afastamento da Presidente e assumindo o comando do País o seu correligionário Michel Temer, Eunício ganhou ainda mais prestígio no Palácio Planalto. Foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Casa e é o principal interlocutor das negociações em torno do projeto da terceirização.

Clique aqui e conheça os financiadores e as bases eleitorais do parlamentar.

JOSÉ MEDEIROS (PSD-MT)
Senador, 1º mandato, servidor público (policial rodoviário federal), assumiu a vaga de suplente no lugar do ex-senador Pedro Taques (PSDB-MT), eleito governador em 2014.

Nascido em Caico (RN), foi para Mato Grosso levado pelos pais, constituiu família e construiu sua vida política no estado. Teve seu primeiro contato com o PCB ainda na militância estudantil e colaborou na fundação do PPS. Foi candidato à deputado federal em 2006 mas não foi eleito. Atualmente está no PSD.

Não existe declarações de financiadores e base eleitorais por se tratar de Senador suplente.

CÂMARA DOS DEPUTADOS

ANDRÉ FIGUEIREDO (PDT-CE)
Deputado, 3º mandato, cearense, advogado e economista, com especialização em comércio exterior. Destaca-se como negociador.

Iniciou sua atividade política como presidente do Sindicato dos Economistas do estado do Ceará. Foi secretário estadual do Esporte e Juventude e presidente do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Juventude. No executivo federal, foi assessor especial e secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego. Também atuou como ministro das Comunicações no governo Dilma. Vice-líder do PDT na Câmara Federal, já atuou como líder do partido. É presidente estadual do PDT e 1º vice-presidente nacional da legenda. Foi relator da Medida Provisória 238/05 que criou a Secretaria Nacional de Juventude, o Conselho Nacional de Juventude, e o primeiro Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem). Também atuou na relatoria do projeto que deu origem à Lei 12.858/13, que dispõe sobre a aplicação de parte dos recursos provenientes de royalties do petróleo nas áreas de educação e saúde. Em 2013, o deputado foi um dos líderes, na Câmara, para aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), que garantiu 10% do PIB para a educação.

Clique aqui e conheça os financiadores e as bases eleitorais do parlamentar

JOVAIR ARANTES (PTB-GO)
Deputado, 6º mandato, goiano, cirurgião-dentista e produtor rural. Destaca-se como negociador. Político com longa trajetória na vida pública de Goiás, foi vereador, secretário municipal de Saúde, vice-prefeito de Goiânia, presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia, presidente da Indústria Química de Medicamentos do Estado de Goiás, além de deputado estadual. Presidente do PTB em Goiás e vice-presidente nacional de relações interpartidárias, é o líder do partido na Câmara e 1º vice-líder de bloco parlamentar. Foi coordenador da bancada federal de Goiás na Comissão Mista de Orçamento. Já presidiu a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. Integrante do grupo de apoio ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, foi relator da abertura do processo de impeachment de Dilma Rousseff. É aliado e defensor dos interesses dos servidores, aposentados e pensionistas. Foi relator do projeto que institui o regime de emprego na Administração Pública e de projetos de lei de interesse dos servidores do Judiciário Federal, da Receita Federal, Diplomatas, Polícia Rodoviária Federal, Anvisa e Procuradores da Fazenda Nacional. É autor, entre outras matérias, do PL 1.781/1999, que anistia os servidores públicos em razão de greve no período de 5/10/1988 até a data de publicação da lei.

Clique aqui e conheça os financiadores e as bases eleitorais do parlamentar

RODRIGO MAIA (DEM-RJ)
Deputado, 5º mandato, nascido no Chile, bancário. Destaca-se como articulador.

De família tradicional na política do Rio de Janeiro, iniciou sua carreira na vida pública em 1997 como secretário municipal de governo. É filho do ex-prefeito do Rio de Janeiro, Cesár Maia.

Atual presidente da Câmara dos Deputados, foi eleito após a renúncia do ex-presidente da Casa, Eduardo Cunha, para cumprimento de mandato que se encerra no início desta sessão legislativa. Parlamentar experiente, presidiu a Comissão de Viação e Transportes, a Comissão de Trabalho e foi 2º vice-presidente da Comissão de Finanças e Tributação. Ex-presidente nacional do Democratas, já ocupou a liderança do partido na Casa. Foi um opositor qualificado ao governo Lula no Congresso e continuou na oposição durante o governo Dilma. Com experiência no mercado financeiro e passagem pelo Banco BMG e Icatu, prioriza em sua atuação o mercado de capitais, matérias financeiras e tributárias, trabalhistas e relativas à geração de emprego e renda. É autor, entre outras matérias, do PL 7.033/2010, que institui quarentena aos empregados públicos ou dirigentes de entidades que prestam serviço de exploração de petróleo. Foi relator da Reforma Política conduzida recentemente pelo presidente Eduardo Cunha.

Clique aqui e conheça os financiadores e as bases eleitorais do parlamentar

 

Fonte: Fenafisco

Receba em seu e-mail todas as informações atualizadas!

 

Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

(65) 3624-2605
Afismat Fenafisco
Sitevip Internet