Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

Notícias / Geral

Planejamento fiscal ganha nova dimensão com uso da Inteligência Artificial

Publicado em 26/09/2025 às 11:00

A Inteligência Artificial já deixou de ser promessa e se tornou uma aliada estratégica para a fiscalização tributária. Esse foi o tom da palestra apresentada por Antônio Cristiano de Oliveira Costa, auditor fiscal da Secretaria de Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), durante o workshop “IA sem mistério: ferramentas que revolucionam o trabalho do Fiscal de Tributos”, promovido pelo Sindicato dos Fiscais de Tributos Estaduais de Mato Grosso (Sindifisco-MT) e pela Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais de Mato Grosso (Afismat), em parceria com a Sefaz-MT. 

Com o tema “IA aplicada ao planejamento da fiscalização”, o convidado mostrou de forma clara e prática como o Ceará vem utilizando a tecnologia para tornar o trabalho dos fiscais mais ágil, assertivo e eficiente.

Antônio Costa começou lembrando como, até pouco tempo, a seleção de contribuintes para fiscalização era feita com base em regras fixas e na experiência acumulada dos auditores. Embora eficaz em muitos momentos, esse modelo tinha limitações uma vez que nem sempre era capaz de acompanhar a velocidade das mudanças econômicas e do comportamento dos contribuintes.

A grande virada, segundo ele, veio com a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial. Costa mostrou exemplos de como a tecnologia ajudou a identificar empresas suspeitas de irregularidades, que antes passariam despercebidas. Outro ponto foi o uso da IA para planejar auditorias com mais precisão, permitindo que a fiscalização seja direcionada a casos de maior risco e relevância. Dessa forma, o tempo e os esforços dos auditores são melhor aproveitados e os resultados para a sociedade são mais significativos.

Costa também destacou experiências na detecção de anomalias em arrecadação de tributos, que permitem identificar quedas ou mudanças de comportamento suspeitas em setores econômicos inteiros. Para ele, a mensagem é clara: “Estamos saindo de um modelo baseado em intuição e regras fixas para uma abordagem dinâmica, que aprende com os dados e amplia a nossa capacidade de agir com eficiência”.

Para o presidente do Sindifisco-MT, Flávio Emílio Rodrigues Auerswald, a experiência compartilhada reforça a importância da troca de experiências entre Estados. “O que vimos aqui foi um exemplo concreto de como a tecnologia pode transformar a fiscalização. Essa inspiração fortalece nossa categoria e mostra que Mato Grosso está no caminho certo”, afirmou.

A presidente da Afismat, Denize Aparecida Capilé Guedes, lembrou que o maior valor da palestra foi mostrar que a inovação já é realidade. “Ao ouvir a experiência do Ceará, percebemos que não estamos falando de futuro distante, mas de práticas que já estão acontecendo. Esse aprendizado coletivo nos ajuda a acelerar a modernização em nosso estado”, disse.

Para o diretor de Projetos Especiais do Sindifisco-MT, Ricardo Bertoloni, a programação foi fundamental para abrir novas perspectivas. “Muitos de nós não tínhamos proximidade com o tema da IA. O evento mostrou que o sindicato está atento em ir além da defesa de prerrogativas, trazendo também oportunidades de capacitação para que possamos acompanhar as transformações do nosso tempo”, disse.

Essa abordagem mostrou que a Inteligência Artificial é uma aliada estratégica da categoria, capaz de modernizar processos e fortalecer a justiça fiscal. Todos os participantes receberam certificação emitida pela Escola Fazendária da Sefaz-MT, consolidando o caráter formativo do evento, que foi realizado em celebração ao Dia Nacional do Fiscal de Tributos Estaduais, comemorado no dia 21 de setembro.

O palestrante - Antonio Costa é auditor fiscal da Receita Estadual do Ceará desde 2008, com experiência na fiscalização de estabelecimentos de diversos segmentos — como couros, calçados, bebidas e alimentos — e fiscalização no trânsito de mercadorias. Desde 2023, integra a Coordenadoria de Análises Avançadas de Dados da SEFAZ/CE, onde tem atuado como Cientista de Dados, principalmente no  treinamento, otimização e deploy de modelos de inteligência artificial. Possui graduação em Engenharia Eletrônica (ITA), mestrado e doutorado em Economia (UFC). Atualmente cursa mestrado em Ciência de Dados pela Universidade do Texas. Possui a certificação AWS Solutions Architect – Associate, com especial interesse em aplicações de computação em nuvem para ciência de dados e IA.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindifisco-MT

Receba em seu e-mail todas as informações atualizadas!

 

Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

(65) 3624-2605
Afismat
Sitevip Internet