Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243
Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!
Servidores da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) participaram de um treinamento avançado voltado ao aperfeiçoamento de técnicas de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro em crimes ambientais. Promovida pela Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp), a capacitação encerrou nesta quinta-feira (17.10).
Ao todo, cinco servidores fazendários - três vinculados à Superintendência de Fiscalização (Sufis) e dois da Unidade de Inteligência Fiscal e Operações Estratégicas (UIFE) - participaram do treinamento.
De acordo a chefe da Unidade de Inteligência Fiscal e Operações Estratégicas, Jackeline Bonatelli, a sonegação fiscal e a lavagem de dinheiro são crimes intrinsecamente ligados e representam uma grave ameaça à realização da receita pública.
“Essa prática criminosa mina a confiança no sistema tributário e prejudica a competitividade das empresas mato-grossenses. Diante desse cenário, a participação da Unidade de Inteligência Fiscal e Operações Estratégicas (UIFE) e da Superintendência de Fiscalização (Sufis) em um programa nacional de combate à lavagem de dinheiro avançado torna-se fundamental. Ao aprimorarmos nossas capacidades de identificar e combater esses crimes, contribuiremos para a recuperação de recursos ilícitos e para a construção de um ambiente de negócios mais justo e transparente”, afirmou a chefe da Unidade de Inteligência.
Na capacitação, foram abordados temas estratégicos relacionados ao combate de crimes ambientais e à corrupção. Entre os assuntos explorados estão a grilagem de terras e suas conexões com o crime organizado, além das perspectivas da inteligência de Estado sobre o enfrentamento a esses delitos. Uma das pautas também foram as inter-relações entre crimes ambientais, corrupção e lavagem de ativos, com ênfase nos mecanismos de lavagem de dinheiro no contexto ambiental.
Participaram do PNLD avançado 110 agentes públicos do centro-oeste de órgãos como: Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Tribunais de Justiça, Justiça Federal, Tribunais Regionais, Ministério Público Federal, Ministérios Públicos Estaduais, Receita Federal, Controladoria-Geral Estadual, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Conselho Nacional de Controle Interno, Tribunal de Contas da União, Controladoria-Geral da União e Secretarias Estaduais do Meio Ambiente.
Com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública
Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243
Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!