Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

Notícias / Geral

Servidores da Sefaz participam de treinamento de combate à corrupção do Ministério da Justiça

Publicado por Assessoria Pau & Prosa em 18/10/2024 às 08:17

Servidores da Sefaz participam de treinamento de combate à corrupção do Ministério da Justiça
Capacitação integra a modalidade avançada do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD)
 

Servidores da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) participaram de um treinamento avançado voltado ao aperfeiçoamento de técnicas de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro em crimes ambientais. Promovida pela Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp), a capacitação encerrou nesta quinta-feira (17.10).

Ao todo, cinco servidores fazendários - três vinculados à Superintendência de Fiscalização (Sufis) e dois da Unidade de Inteligência Fiscal e Operações Estratégicas (UIFE) - participaram do treinamento.


De acordo a chefe da Unidade de Inteligência Fiscal e Operações Estratégicas, Jackeline Bonatelli, a sonegação fiscal e a lavagem de dinheiro são crimes intrinsecamente ligados e representam uma grave ameaça à realização da receita pública.


“Essa prática criminosa mina a confiança no sistema tributário e prejudica a competitividade das empresas mato-grossenses. Diante desse cenário, a participação da Unidade de Inteligência Fiscal e Operações Estratégicas (UIFE) e da Superintendência de Fiscalização (Sufis) em um programa nacional de combate à lavagem de dinheiro avançado torna-se fundamental. Ao aprimorarmos nossas capacidades de identificar e combater esses crimes, contribuiremos para a recuperação de recursos ilícitos e para a construção de um ambiente de negócios mais justo e transparente”, afirmou a chefe da Unidade de Inteligência.


Na capacitação, foram abordados temas estratégicos relacionados ao combate de crimes ambientais e à corrupção. Entre os assuntos explorados estão a grilagem de terras e suas conexões com o crime organizado, além das perspectivas da inteligência de Estado sobre o enfrentamento a esses delitos. Uma das pautas também foram as inter-relações entre crimes ambientais, corrupção e lavagem de ativos, com ênfase nos mecanismos de lavagem de dinheiro no contexto ambiental.


Participaram do PNLD avançado 110 agentes públicos do centro-oeste de órgãos como: Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Tribunais de Justiça, Justiça Federal, Tribunais Regionais, Ministério Público Federal, Ministérios Públicos Estaduais, Receita Federal, Controladoria-Geral Estadual, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Conselho Nacional de Controle Interno, Tribunal de Contas da União, Controladoria-Geral da União e Secretarias Estaduais do Meio Ambiente.

Com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Fonte: https://www5.sefaz.mt.gov.br/w/servidores-da-sefaz-participam-de-treinamento-de-combate-%C3%A0-corrup%C3%A7%C3%A3o-do-minist%C3%A9rio-da-justi%C3%A7a

Receba em seu e-mail todas as informações atualizadas!

 

Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

(65) 3624-2605
Afismat Fenafisco
Sitevip Internet