Após 42 anos de serviço público, dedicados ao setor de auditoria, o fiscal de tributos estaduais João Tarcísio se aposentou neste mês de abril. Hoje, com 75 anos – completos em 22 de abril. Começou sua carreira em meados de 1981 e vivenciou diversas transformações no Estado e reestruturações físicas na SEFAZ/MT. É um dos servidores mais antigos da instituição.
No período entre 1992 e 2005, o sr. João Tarcísio foi membro do grupo “GT-46 - Equipamento Emissor de Cupom Fiscal” representando Mato Grosso junto à Cotepe/ICMS em Brasilia-DF. Ele também ministrou palestras em Cuiabá, Várzea Grande e vários municípios do Estado, além de vários cursos sobre o assunto na Escola Fazendária da SEFAZ-MT.
O presidente do SINDIFISCO-MT, João José de Barros, ressalta a dedicação de João Tarcísio para a carreira de FTE e para a SEFAZ. “Nossa gratidão pela contribuição nesses 42 anos dedicados à nossa função. Que ele tenha saúde para aproveitar os seus dias livres, sabendo que contribuiu e serviu de exemplo para muitos colegas”.
O coordenador de Fiscalização da Indústria e Agronegócio (unidade de lotação do servidor) e diretor de Comunicação do SINDIFISCO-MT, Nilton Esaki, destaca " o Senhor João Tarcísio se aposenta, mas todos os aprendizados e as experiências que obtivemos permanecem conosco. A sua contribuição foi sempre valiosa para todos.
Colaborou para o crescimento da unidade com muita dedicação, educação e carisma e deixa importantes lições e exemplos. Desejo que você tenha muita saúde, paz e felicidade nessa nova fase da vida".
O fiscal de tributos, Eliel Barros Pinheiro, Chefe da Unidade de Desenvolvimento dos Negócios da Receita (SEFAZ/MT) e membro suplente do Sindicato, conta que seu pai e o sr. João são amigos desde os tempos do serviço militar, mas que o conheceu somente quando começou a trabalhar na Secretaria.
“Ele é um exemplo de profissionalismo, ética e comprometimento em tudo o que faz e eu sempre observei como seu empenho e dedicação foram fundamentais para o sucesso da Superintendência de Fiscalização (SUFIS/SEFAZ). Ele sempre esteve disposto a ajudar seus colegas e a compartilhar seus conhecimentos, tornando-se um verdadeiro mentor para muitos. Além disso, sempre admirei sua serenidade e sabedoria, seu jeito calmo e ponderado de enfrentar os desafios. Sempre foi um exemplo para todos nós”.
Luiz Cláudio de Amorim já foi gerente e superintendente da SEFAZ/MT e trabalhou com o sr. João na SUFIS. Amorim é também diretor de Assuntos Parlamentares do SINDIFISCO-MT. Ele conta que quando começaram a trabalhar juntos, descobriram a coincidência de terem servido o exército no mesmo batalhão de fronteira, em Cáceres.
“Quando tomei posse na SUFIS, logo fiquei sabendo das suas habilidades com a tecnologia dos Cupons Fiscais da época. Os mais chegados o tratam de Major e, não é para menos, pois nunca abandonou uma missão ou trabalho por mais desafiador e volumoso que fossem, fato que fazia a minha admiração por sua pessoa só aumentar. Aprendi que na vida “Tudo Conta, Tudo Passa”! E o tempo que passou servindo o nosso Estado com dedicação e afinco, sem dúvida, tornou a trajetória de muitos colegas mais leve e mais feliz”.
Em meio aos cuidados com a esposa e a burocracia dos processos de aposentadoria, o sr. João Tarcísio agradeceu aos amigos. “Obrigado pelas manifestações de carinho e apreço. Agradeço nesta oportunidade pela presteza, atenção, paciência e respeito que vocês me dedicaram ao longo desses 42 anos de convivência. Continuem com essa garra pois o estado de Mato Grosso precisa grandemente do apoio de vocês. Isto aqui não é uma despedida e sim um até breve”, concluiu.