Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243
Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!
No entanto, existe uma grande diferença de conceito sobre quem arrecada e quem sofre os encargos dos tributos. O conceito usual em nossa sociedade é o de que contribuintes são as empresas, instituições e organizações com personalidade jurídica, mas quem realmente sofre os encargos dos tributos é o cidadão consumidor. O imposto mais importante do Brasil é o ICMS, diga-se imposto indireto, pois incide sobre as mercadorias ou bens que o cidadão consumidor adquire. Ao comprar uma mercadoria ou bem, o cidadão consumidor paga o ICMS de toda a cadeia produtiva, pois o empresário inclui os impostos no preço do produto.
Dessa forma, as empresas, instituições e organizações com personalidade jurídica são repassadoras de valores de impostos aos governos, seja municipal, estadual ou federal. São meros depositários de recursos do Estado. O crime de sonegação fiscal ocorre justamente quando os depositários do dinheiro do povo não repassam ao Estado. É um crime contra a sociedade, contra o povo, contra a cidadania.
Sabemos que o Brasil é campeão mundial em tributação, o que onera em quase 40% toda a riqueza produzida pelo País.Até hoje trabalhamos somente para pagar tributos. A conta é simples. O ano tem 365 dias. Até 25 de maio já se passaram 146 dias, ou seja, 40% de um ano. Ufa, pagamos a conta! Realmente somos heróis.
Poderíamos pensar que a carga tributária é altíssima. Será? É exatamente do tamanho do custo dos serviços públicos. O problema é que passamos cinco meses pagando a conta e em troca recebemos serviços públicos insuficientes e deficitários.
Existe alguém que paga a conta. Esse sujeito é diariamente desrespeitado e humilhado. Esse cidadão se chama Contribuinte.
Esse dia foi instituído pela Lei federal nº 12.325, de 15/10/2010, data de conscientização cívica a ser celebrada, anualmente, no dia 25 de maio, com o objetivo de mobilizar a sociedade e os Poderes Públicos para a conscientização e a reflexão sobre a importância do respeito ao contribuinte.
Ricardo Bertolini é Fiscal de Tributos Estaduais e presidente do Sindicato dos Fiscais de Tributos Estaduais de Mato Grosso (SINFATE/MT)
Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243
Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!