Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

Notícias / Geral

​Autoridades e FTEs se reúnem para lançamento de obra inédita sobre técnicas de contabilidade

Publicado em 12/07/2022 às 09:42

​Autoridades e FTEs se reúnem para lançamento de obra inédita sobre técnicas de contabilidade

Da “inquietude” nasceu o livro “As Entidades Reguladoras da Contabilidade no Brasil: suas normas e seus alcances”, escrito pelo FTE Franco Aldo da Silva e já disponível para leitura. A obra teve o lançamento oficial restrito, em razão de questões sanitárias envolvendo a pandemia; foi realizado na noite de sexta-feira (08) na sede do SINFISCO-MT; contou com a presença de Fiscais e autoridades públicas de Mato Grosso. O livro é fruto de um trabalho de pesquisa de Franco a respeito da condução das técnicas de contabilidade no Brasil, além do histórico de internacionalização e a convergência de normas brasileiras aos padrões internacionais.

Lotado na Coordenadoria de Auditoria Contábil e Financeira (CACF) da Sefaz-MT, Franco Aldo recebeu a demanda de elaborar um material específico sobre as mudanças recentes na área de contabilidade no Brasil. O pedido veio da coordenadora Suyan Silveira Machado, que notou a necessidade de aprofundar conhecimentos sobre o tema entre os Fiscais da nova equipe.

“A CACF sempre nos incentivou a produção de conteúdo conforme a demanda de nossos trabalhos. Levei quase quatro meses elaborando tudo e quando entreguei, a Suyan me disse que tinha produzido um livro. Estar aqui hoje lançando esta obra é a sensação mais maravilhosa possível. Para mim é um reconhecimento dos meus pares e a expectativa de contribuir não só com os meus colegas do Fisco, mas com a sociedade em geral, profissionais da Contabilidade e do Direito também”.

Sobre o livro, a coordenadora da CACF, Suyan Silveira Machado, destaca a qualidade e organização do conteúdo. Segundo ela, o tema tratado no livro se apresenta de forma esparsa nos livros manuais de contabilidade; sendo que o FTE o reuniu de forma condensada e objetiva; servindo como um material de consulta para os operadores da auditoria contábil. Por esta razão, ela incentivou que o material, inicialmente preparado para uma apresentação, fosse transformado em livro.

“Tenho tido muita sorte com as pessoas que trabalham comigo e o Franco é uma delas. Quando a CACF foi criada, o objetivo era trazer inovação, desenvolvimento e pessoas afinadas com essa cultura. De 2007 para cá, tivemos muitas modificações na área da contabilidade, porque o Brasil foi se adequando às normas internacionais. Daí a necessidade de sabermos e compreendermos mais do assunto. Quando vi o material finalizado pelo Franco, senti que não serviria somente para nós da Coordenadoria, mas para todo mundo”, acrescenta.

Assinando o prefácio da obra, o também FTE da CACF, Wagner de Araújo Rodrigues, acredita que este seja o primeiro de muitos trabalhos semelhantes desenvolvidos pela Coordenadoria. “A nossa prioridade tem sido elevar a qualidade técnica da equipe cada vez mais. Ficamos muito felizes com o resultado e a possibilidade de contribuir com o componente teórico na atuação da categoria”.

Durante o lançamento, o presidente do SINDIFISCO-MT, João José de Barros, ressaltou que obras como esta têm a importância de incentivar a categoria na produção de outros trabalhos. “Parabenizo o Franco pela dedicação e qualidade deste livro e desafio que tenhamos mais trabalhos como esses, porque sem dúvidas, isso engrandece a nossa categoria. É mais uma ferramenta para direcionar a busca de informações no trabalho diário de FTEs”.

O evento contou com representantes de diversas entidades, como o Desembargador Márcio Vidal, o Conselheiro do TCE, Waldir Teis, o Secretário Adjunto da Receita Pública da Sefaz-MT, Vinicius José Simioni, o Superintendente de Fiscalização José Carlos Bezerra Lima, a Presidente do CRC-MT, Giseli Silvente, a Jackeline Bonatelli, chefe da unidade de Inteligência Fiscal e Operações Estratégicas. e o Delegado Rafael Mendes Scatolon.

A Presidente da Academia Mato-Grossense de Direito – ACMD, a Juíza de Direito, Amini Haddad Campos também participou do lançamento e elogiou a iniciativa da categoria em estimular a produção do livro. “Sabemos que todo o sistema de Justiça, baseia-se em argumentos jurídicos para decidir processos. Essa contribuição atende a este perfil de somar na orientação e destaque de soluções e na funcionalidade do Fisco. Trabalhamos com padronização, por isso, quanto mais objetivo, melhor o trabalho. Tenho certeza que é uma obra que vem para contribuir com a melhor atuação de todos os agentes envolvidos”.

Sobre o autor – Franco Aldo é natural do Rio de Janeiro (RJ), graduado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e pós-graduado em Auditoria, Direito Constitucional, Direito Tributário, Direito Administrativo e Psicopedagogia com Orientação Educacional. Em 2008, ingressou na Sefaz-MT como Fiscal de Tributos Estaduais e atualmente está lotado na Coordenadoria de Auditoria Contábil e Financeira (CACF), subordinada à Superintendência de Fiscalização (SUFIS), em que executa trabalhos de Auditoria Contábil e Financeira.

O link para compra do livro “As Entidades Reguladoras da Contabilidade no Brasil: suas normas e seus alcances” está disponível AQUI.
 

Receba em seu e-mail todas as informações atualizadas!

 

Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

(65) 3624-2605
Afismat Fenafisco
Sitevip Internet