Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

Notícias / Geral

Reforma Tributária: o que deve acontecer em 2022?

Publicado em 10/01/2022 às 10:22

reforma tributária tem sido aguardada no Brasil a mais de 2 anos, e no final do ano passado, apesar de algumas mudanças terem sido aprovadas, a reforma foi adiada e pode ocorrer em 2022.
 

Existem muitas propostas de reforma tributária que tramitam no Senado e na Câmara, porém, tudo indica que a PEC 110/2019 terá andamento em 2022.
 

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado irá tratar na primeira reunião do colegiado em 2022, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 110/2019, sendo justamente sobre a reforma tributária.
 

Acompanhe os próximos tópicos e entenda o que pode mudar caso a reforma tributária aconteça em 2022. Se informe!
 

 

A necessidade da reforma tributária

 

O sistema tributário do Brasil em comparação com outros países é muito atrasado, uma reforma tributária é uma necessidade urgente a anos, mas, diversas propostas são debatidas e poucas conseguem andamento.
 

PEC 110/2019 trata de uma reforma tributária ampla, abrangendo contribuintes pessoa física e jurídica. Com um sistema tributário injusto e com uma carga tributária gigantesca, o Brasil tem a necessidade de uma mudança.
 

O nosso país se destaca negativamente por conta de um sistema tributário que necessita ser alterado, o contribuinte com menor poder aquisitivo acaba sendo o mais prejudicado na sua condição de consumidor final.
 

 

Por conta da pandemia causada pela COVID-19 a economia brasileira foi abalada, uma recuperação é necessária o mais rápido possível
 

A Reforma Tributária deve ajudar a recuperação econômica brasileira, sem que a carga tributária aumente, simplificando o sistema proporcionalmente a todos os contribuintes.
 

 

O que deve mudar com a reforma tributária?

 

O sistema tributário brasileiro é muito complexo e prejudica o crescimento da economia, dificultando investimentos e oferecendo uma segurança jurídica mínima.
 

O principal objetivo de uma reforma é simplificar a legislação tributária, vamos te apresentar o que pode mudar se a reforma for aprovada:
 


Além dessas, outras mudanças podem ser incluídas na proposta de reforma tributária que será discutida na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, agora é aguardar o andamento da reforma para conferir quais mudanças serão realmente feitas.

 

Fonte: Jornal Contábil

Receba em seu e-mail todas as informações atualizadas!

 

Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

(65) 3624-2605
Afismat Fenafisco
Sitevip Internet