Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

Notícias / Geral

Guedes afirma que economia brasileira vai crescer acima da previsão do FMI

Publicado em 15/10/2021 às 13:52

 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o PIB brasileiro caiu menos de metade do previsto pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em 2020, e que o crescimento brasileiro este será praticamente o dobro do previsto pelo órgão. Em evento promovido pelo Atlantic Council, Guedes citou os investimentos contratados de US$ 1 bilhão, relacionados a concessões em infraestrutura. A reforma de marcos legais abriu caminho para isso, disse. “O Brasil está aberto para negócios”, afirmou.
 

 

Ele ressaltou que 93% da população adulta brasileira já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19, e 60% já receberam as duas doses. Com isso, setores como comércio e serviços estão retornando com força no Brasil.
 

O programa de preservação de empregos brasileiro (BEm) foi capaz de proteger um terço do mercado formal, disse. Além disso, foram criados 3 milhões de novas vagas desde “o fundo do poço em 2020” até agora. O ministro relatou que a vacinação e desigualdade na retomada foram temas das reuniões em Washington. Contou que em dois meses Brasil vai ter toda a população adulta vacinada e começará a ajudar os países vizinhos.
 

 

Ao falar sobre a pandemia, ele destacou a importância de transferência direta de renda para retomada da economia. Afirmou que em 2020 houve no país “a mais importante redução da pobreza em 40 anos“.
 

O ministro disse ainda que a economia brasileira está crescendo acima da média dos emergentes. A taxa este ano será de 5,3%, informou. Guedes comentou que o país aprovou marco fiscal e autonomia do BC, para evitar que altas temporárias de preços se tornassem permanentes. Nos Estados Unidos, comentou, “a inflação costumava ser zero e está perto de 5% e no Brasil, era 4% e está perto de 9%”.
 

 

Segundo o ministro, até o fim do ano, o Brasil deve ter uma reforma tributária aprovada e também deverão ser confirmadas as privatizações da Eletrobras e dos Correios, além da reforma administrativa.
 

“O Brasil quer ser uma economia forte de mercado“, afirmou. “Estamos reduzindo despesas, privatizando, mudando marcos regulatórios”, comentou. Disse ainda que um acordo com o Mercosul permitirá reduzir tarifas, diante de uma pergunta sobre a promessa de campanha de abrir a economia brasileira e facilitar negócios.
 

 

Guedes disse que o Brasil recebeu apoio dos Estados Unidos para ingressar na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). “Estamos tentando reduzir impostos corporativos, na direção do resto do mundo”, disse.
 

 

“O Brasil está fazendo a lição de casa“, disse. No entanto, queixou-se novamente do “barulho” quando se fala que o país está queimando suas florestas e deixando de vacinar a população.
 

Este conteúdo foi publicado originalmente no Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor Econômico.

Fonte: Valor Investe

Receba em seu e-mail todas as informações atualizadas!

 

Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

(65) 3624-2605
Afismat Fenafisco
Sitevip Internet