Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

Notícias / Geral

Pacheco e Lira entram na mira de servidores contra reforma administrativa

Publicado em 08/02/2021 às 09:06

 

Além da proximidade com o Palácio do Planalto, o temor é ancorado também na origem dos deputados e senadores que ocuparam esses postos: o Centrão — conjunto de partidos que não possuem uma orientação ideológica específica e que comumente negociam diretamente privilégios com o governo federal, como cargos e liberação de emendas.
 

Duas propostas de emenda constitucional (PECs) são motivo de preocupação. A PEC Emergencial nº 186, de 2019, prevê a redução temporária de 25% da jornada laboral e salário de servidores em períodos de crise financeira. Já a PEC nº 32, de 2020, chamada de reforma administrativa, mexe na forma de contratação, na remuneração e no desligamento de pessoal.
 

Agora, com as eleições no Congresso resolvidas, os alvos dos servidores serão Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG). A atuação deles é imprescindível para a tramitação das matérias.
 

Em entrevista ao Metrópoles, Alberto Ledur, coordenador executivo da Federação Nacional dos Trabalhadores dos Ministérios Públicos Estaduais (Fenamp) e representante do Movimento a Serviço do Brasil, grupo que defende os interesses do funcionalismo, ponderou sobre a atuação do Congresso sobre o tema.
 

“A nossa intenção é mostrar para a sociedade o impacto das mudança, por exemplo, no atendimento na ponta. Cortar jornada e salário de servidores significa, na prática, menos médicos, enfermeiros, professores”, explica.
 

Alberto defende que a discussão das matérias tenha espaço para os diversos pontos de vista. “Queremos um ambiente em que possamos apresentar outras perspectivas”, destaca.
 

Ele avalia, contudo, que a postura da presidência da Câmara mudará com a saída do ex-presidente da Casa Rodrigo Maia (DEM -RJ). “O Maia tinha uma tendência de atender os anseios do mercado, que necessariamente não são os nossos. Teremos agora uma perspectiva mais clientelista, de troca de favores”, ataca.
 

Leia o guia do Metrópoles sobre o que muda com a reforma administrativa.
 

Um dos principais pontos criticados pelo movimento, e que deve pautar as discussões, é a flexibilização de contração em cargos comissionados e a estabilidade.
 

“No Centrão, existe a cultura de pedir cargos. Imagina como isso será com uma possível ampliação de cargos em comissão, de confiança? Se aprovada como está [a reforma administrativa], comissionados poderão ocupar cargos além de direção e assessoramento, isso passará a ser permitido para cargos técnicos”, explica.
 

A mudança na estabilidade, mecanismo que dificulta demissões no serviço público, é vista pelo grupo como uma ameaça. “Temos que discutir a situação dos servidores que trabalham com investigação, com fiscalização fazendária, por exemplo”, cita.
 

Críticas a Guedes
O ministro da Economia, Paulo Guedes, defende que o salário de servidores seja diminuído e atribui à categoria privilégios que não são praticados no mercado privado.
 

A postura é alvo de críticas. “É lamentável que tenhamos um ministro que pense que o servidor é o problema. Somos parte da construção da solução, inclusive para a recuperação após a pandemia”, afirma.
 

Agora, com aliados de Bolsonaro no comando do Congresso, avaliam os representantes dos servidores, Guedes não terá mais o argumento de que o parlamento trava a agenda de reformas. Com isso, a tendência, segundo os fucnionários, é de que haja uma aceleração da pauta.
 

“O ministro fala que o servidor público ganha muito e tem privilégios, mas a reforma que ele propõe não ajusta distorções que envolvem juízes ou promotores nem combate os superssalários”, salienta.
 

O Movimento a Serviço do Brasil é formado por 30 entidades, presentes em todas as unidades da federação, e representam mais de 400 mil servidores de carreiras administrativas do Judiciário, Ministério Público e fiscais tributários estaduais e distritais.
 

O Brasil tem cerca de 12 milhões de funcionários públicos nos níveis federal, estaduais e municipais. Somente a União, por exemplo, tem 600 mil empregados ativos. Caso sejam aprovadas, as mudanças deverão ter efeito escalonado.

Fonte: Metrópoles - Via Fenafisco

Receba em seu e-mail todas as informações atualizadas!

 

Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

(65) 3624-2605
Afismat Fenafisco
Sitevip Internet