Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

Notícias / Geral

FTEs completam 10 anos de Fisco após período de expectativa e muita espera

Publicado por Pau e Prosa Comunicação em 25/09/2020 às 08:35


Na semana de comemoração pelo Dia do Fiscal de Tributos Estaduais, o SINDIFISCO MT destaca a trajetória de outra importante turma de FTEs. Completando 10 anos dentro dos quadros da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT), os empossados em 2010 carregam uma história de persistência e muita vontade em fazer parte do Fisco mato-grossense.

Para entender essa trajetória dos FTEs de 2010 é preciso voltar a 2001, ano em que a primeira fase do concurso público para a Sefaz-MT foi realizado. A expectativa era de que logo em seguida, o curso preparatório para a segunda etapa também acontecesse, o que acabou não ocorrendo. Com o concurso cancelado, alguns participantes ingressaram na Justiça reivindicando pela continuidade do processo. A decisão saiu anos depois e a turma só foi empossada em 2010.

Ao falar desta época, o FTE Renato Silva lembra da expectativa em continuar na próxima a fase do concurso, o que veio acontecer nove anos depois. Após a aprovação e a convocação para ingressar no serviço público, ele se diz realizado profissionalmente em fazer parte do Fisco mato-grossense, e que graças ao trabalho pode compreender como funciona a administração pública e a arrecadação de recursos para sua gestão.

“Mudei totalmente minha visão depois de entrar na Secretaria e enxergar a importância do exercício pleno da nossa cidadania, que vai desde a exigência pela nota fiscal ao pagamento de tributos. Tudo isso influencia para que os recursos arrecadados pelo estado cheguem até quem mais precisa. Minha consciência de cidadão mudou muito e sou grato ao Fisco por isso”, destaca.

O FTE Eliel Pinheiro da turma de 2010 também destaca a mudança de visão sobre o funcionamento da máquina pública depois de ingressar no Fisco. Ex-médico veterinário, o Fiscal conhecia um pouco do trabalho na Secretaria por ter familiares e conhecidos na pasta. No entanto, somente após atuar como FTE passou a entender a importância da categoria para a sociedade.

“Vi de perto o impacto que podemos ter junto ao contribuinte, tanto aqueles que têm o interesse em cumprir com suas obrigações quanto aos sonegadores. O nosso trabalho como FTE é ajudar quem deseja contribuir com o estado e assim contribuir com a sustentabilidade e gestão de políticas públicas. O reflexo do exercício de fiscalização é maior do que qualquer outra categoria”, frisa.

A importância do papel de Fiscal na sociedade é ressaltada pelo FTE Adilson Mikuska, que se recorda de uma das aulas do curso preparatório com o Sr. Jose Emilio, o “homem do coco”. Depois de passarem por todos os setores da Secretaria, os candidatos tiveram o último módulo na Corregedoria da Sefaz-MT. Em meio a tensão e ansiedade dois dias antes da prova final do concurso, eles assistiram a palestra de Jose Emilio, que contou a história que fez com que muitos se emocionassem ao conhecer de perto qual a essência do exercício profissional do FTE.

“Ele abordava muito a nossa questão emocional quando nos questionou o que era ser Fiscal. Neste momento, jogou um coco no chão que logo se despedaçou. Aquilo era para demonstrar que apesar de feio, meio sujo, o que tinha dentro da fruta era o mais importante. Assim como o Fisco que muitas vezes é mal visto pelas pessoas, mas é essencial para a garantia de benefícios à população”, conta.

Ao longo de 10 anos exercendo a profissão de Fiscais, os servidores pontuam o papel do Fisco na correta cobrança de tributos e aplicação de recursos em prol da sociedade. Adilson frisa a atuação da categoria para que as obrigações sejam cumpridas de forma voluntária e não por medo de penalizações. “O Fisco é um meio pelo qual o Estado consegue manter seus orçamentos, atuando na arrecadação do que é exigido por lei. A Secretaria exerce três funções fundamentais, a de contabilidade do estado, a de fazer o caixa e a arrecadação. O Fiscal representa o estado para que o tributo seja recolhido de forma voluntária”, acrescenta.

Esta garantia é destacada também pelo FTE Renato Silva que salienta que a população espera pela excelência dos Fiscais e que por isto a categoria não deve se cansar de buscar conhecimento e qualificação. “Não trabalhamos para um ou outro governo. O FTE trabalha para a sociedade, para a certeza de que a população terá educação, segurança, um leito de UTI. Quando cada um de nós percebe isso, compreendemos a importância de nosso trabalho”, relata.

Também da turma de 2010, o FTE Jurandir Brito, parabeniza os colegas pela qualidade e nível dos Fiscais com atuação em Mato Grosso. Antes de entrar na Sefaz-MT, ele passou por outros órgãos públicos e conta que a diferença na qualificação dos servidores é significativa. “Vejo muita união e um trabalho de qualidade por todos os profissionais da categoria. O Fiscal é quem auxilia na arrecadação do estado para manter a administração pública e consequentemente, a prestação de serviços como a educação, infraestrutura e saúde. É uma das profissões mais antigas e importantes da nossa sociedade”, pontua.

Diante de tantas histórias e aprendizados, o SINDIFISCO-MT e a AFISMAT parabenizam os FTEs da turma de 2010, não só pela persistência em ingressarem na carreira, mas pelo trabalho exercido nesta última década. Em 10 anos, além de colegas de turma, muitos se tornaram amigos e presentes um na vida do outro. E é com esta união e companheirismo, que os FTEs são homenageados pelas entidades.


 

Fonte: SINDIFISCO-MT

Receba em seu e-mail todas as informações atualizadas!

 

Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

(65) 3624-2605
Afismat Fenafisco
Sitevip Internet