Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

Notícias / Geral

​Orgulho e lembranças: FTEs recordam o ingresso na profissão

Publicado por Pau e Prosa Comunicação em 24/09/2020 às 15:44

​Orgulho e lembranças: FTEs recordam o ingresso na profissão

Apesar de todo atual cenário enfrentado, 2020 foi um ano especial para o Sindicato dos Fiscais de Tributos Estaduais, que completou 30 anos de fundação em julho. No dia dos Fiscais de Tributos Estaduais, celebrado nesta segunda-feira (21), o SINDIFISCO-MT presta uma homenagem aos Fiscais de Tributos Estaduais (FTEs), importantes profissionais que nas últimas três décadas têm contribuído com a prestação de serviço de qualidade e responsabilidade com a sociedade.

Às vésperas de completar 30 anos, em outubro, a “turma de 90” tem muita história para contar, de lembranças das viagens para o interior do estado às dificuldades com os poucos recursos tecnológicos da época. Formada por uma maioria de aprovados vindos de outros estados do país, a turma de FTEs empossada em 1990 encontrou em Mato Grosso seus novos lares.

Atual Diretor Jurídico do SINDIFISCO MT, Adilson Garcia Rubio, saiu de São Paulo aos 22 anos para trabalhar como Fiscal na Sefaz-MT. Ao longo deste período, ele relata o quanto aprendeu sobre a importância da tributação para a gestão pública e serviços à população. “O tributo é um instrumento de sustentação das políticas públicas que propiciam a boa organização da vida em sociedade. Tenho orgulho de ser Fiscal de Tributos Estaduais e de ter contribuído nesses 30 anos por um Mato Grosso melhor e mais justo”, diz.

Para a FTE Yara Sgrinholi, que hoje é suplente da Diretoria do Sindicato, o sentimento em exercer a função é de gratidão. Ela ainda recorda das amizades e aprendizados ao longo dos 30 anos. “Gratidão pela escolha de me integrar ao Fisco mato-grossense, gratidão pelo acolhimento recebido dos colegas que aqui estavam. Gratidão pelos novos colegas que se transformaram em verdadeiros amigos, e não podendo citar todos, pelo menos, pelos colegas falecidos, em especial, ao primeiro parceiro, Carlos Mariano Costa Marques, ainda em Sorriso (lotação inicial) e o querido amigo João Vanderlei da Fonseca, que nos deixou há pouco mais de um ano”, conta.

A FTE agradece ainda às Fiscais Adriana Mendes, Mariza Fiorenza e Silvia Mônica Gilioli, que saíram do interior de Mato Grosso junto com ela para atuarem na capital.

Mais novo entre os aprovados da turma de 90, o FTE Marcos Gonçalves e membro do Conselho Representantes Sindicais do SINDIFISCO MT destaca o desenvolvimento de Mato Grosso nestes 30 anos e o quanto a tributação ajudou neste processo. “Eu me lembro quando começamos a trabalhar, o quanto era difícil as viagens, a maioria das rodovias sem asfalto em condições muito precárias, usávamos máquina de escrever, todo trabalho era manual. Hoje eu vejo o quanto Mato Grosso cresceu e a cobrança de tributos adequada faz parte disso”, completa.

Como parte do exercício profissional de Fiscal, o estudo sobre legislações e tributação é fundamental. A FTE aposentada Mariza Fiorenza, lembra sobre o início da implantação do ICMS, aprovado na Constituição de 1988. O imposto ainda era uma novidade quando a turma de 90 foi empossada no estado. Apesar das dúvidas, ela conta que os colegas estavam sempre dispostos a se ajudarem. 

“Foi um período em que nos exigiu muito estudo e pesquisa, o que é uma característica do FTE. Nunca tive qualquer dificuldade com a boa vontade de um Fiscal para aprender. Desde os mais antigos ou colegas da minha turma, todos estávamos ali para aprendermos juntos”, salienta Mariza.

Nesta semana, em que se celebra o Dia do Fiscal de Tributos Estaduais, a turma de 1990 vem representando os FTEs de Mato Grosso. Ao longo de três décadas foram muitas conquistas e também suor derramado na luta por direitos. São muitas lembranças que cada um carrega consigo, além do amor pela profissão que escolheu seguir. O SINDIFISCO-MT e a AFISMAT parabenizam cada um dos profissionais pela parceria, companheirismo e trabalho prestado.


Confira as mensagens de alguns dos membros da turma de 1990:

Fonte: SINDIFISCO-MT

Receba em seu e-mail todas as informações atualizadas!

 

Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

(65) 3624-2605
Afismat Fenafisco
Sitevip Internet