Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

Notícias / Geral

Subcomissão de Saúde pretende acompanhar execução do Orçamento de 2020

Publicado em 21/12/2019 às 05:29

Em 2020, a Subcomissão Permanente de Saúde, ligada à Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, vai trabalhar para implementar as diretrizes fixadas no relatório que avaliou todo o setor e que foi aprovado em novembro. De acordo com a presidente da subcomissão, deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), o grupo também terá a tarefa de acompanhar as ações de saúde propostas no Orçamento federal.
 

O Orçamento de 2020 estabelece o acompanhamento trimestral da execução de cada área pelas comissões temáticas correspondentes na Câmara e no Senado.
 

O relator da subcomissão, deputado Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ), disse que um dos principais gargalos é o setor de Média e Alta Complexidade, apelidado de MAC.
 

“Nós precisamos fazer o investimento na atenção básica, mas também um grande investimento na média e na alta complexidade. A gente tem pessoas aguardando em filas no nosso país há muito tempo para fazer uma cirurgia. E a gente está apontando que há necessidade absoluta de mexer nesse segmento para melhorar a assistência médica no nosso país", disse.
 

Em seu relatório, o deputado citou como exemplos de entrave para o MAC a falta de revisão do rol de procedimentos do SUS e da tabela de remuneração desses procedimentos, além da excessiva burocratização do sistema de habilitação de novos serviços de saúde.
 

Teixeira Jr. também explicou que o relatório não buscou relacionar quanto falta de dinheiro, mas direcionar ações. “Uma das diretrizes é o fortalecimento dos consórcios em saúde, para os municípios trabalharem regionalmente. Os municípios de pequeno porte não têm capacidade de resolver os seus problemas de saúde sozinhos. Então, um consórcio, a regionalização, é fundamental", afirmou.
 

Apesar da ausência de valores, o relatório afirma que existe uma dificuldade grande para o setor após a emenda do teto de gastos. A Lei de Responsabilidade Fiscal também reduz a possibilidade de contratação de novos profissionais, segundo o texto.
 

Entre as inúmeras sugestões do relatório, o deputado afirma que é necessário adotar uma política efetiva para a redução de acidentes com motocicletas e automóveis, o que ele chamou de uma “verdadeira epidemia” no País.

 


 

Fonte: Agencia Camara de Notícias

Receba em seu e-mail todas as informações atualizadas!

 

Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

(65) 3624-2605
Afismat Fenafisco
Sitevip Internet