Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

Notícias / Geral

Fomento e organização da pesca esportiva são debatidos em Mato Grosso

Publicado em 13/11/2019 às 14:25

Fomento e organização da pesca esportiva são debatidos em Mato Grosso
 

O setor turístico de Mato Grosso esteve reunido nesta terça-feira (12.11) para o 1º Workshop do Turismo de Pesca Esportiva em Mato Grosso, em Cuiabá. O evento buscou debater o panorama da pesca esportiva no Estado e iniciar uma melhor organização do setor.
 

O especialista em pesca esportiva, Kelven Lopes, foi o palestrante e ressaltou: “Mato Grosso é o melhor destino para a pesca esportiva no Brasil por contar com três bacias hidrográficas que oferecem aos visitantes uma variedade de espécies de peixes”.
 

A continuidade da atividade, entretanto, preocupa o Governo de Mato Grosso. “Há uma migração da pesca depredatória para a pesca esportiva e isso é bom. Mas atualmente estamos perdendo turistas deste nicho porque começa a ter falta de pescado, por isso é tão importante debatermos a lei da pesca”, informou Jefferson Moreno, secretário adjunto de Turismo de Mato Grosso.
 

O presidente da Federação de Pesca Esportiva e Turismo Sustentável em Mato Grosso (Fepestur), Tarso Ricardo Lopes, concorda com a legislação que está sendo debatida na Assembleia Legislativa e prevê a proibição da pesca por 5 anos. “Somos favoráveis porque é preciso recuperar os rios e o pescado. Se não tiver peixe, não tem turista para pesca esportiva”, afirmou.
 

Lopes contou que a federação reúne empresários de pousadas, barcos hotéis e restaurantes especialmente da região do Pantanal que investem na pesca esportiva. “Nós vivemos o Pantanal e sabemos os problemas que atingem o bioma. Temos uma preocupação muito grande com a falta de pescado e também com o lixo, que está acabando com os rios”, frisou.
 

Há poucos números sobre o turismo de pesca esportiva no País e em Mato Grosso. Segundo a Seadtur, o estado recebe cerca de 80 mil pessoas por ano com a carteira nacional de pescador e cerca de 10 mil com a carteira estadual, expedida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
 

“Este evento foi o pontapé inicial para traçarmos o perfil do turista de pesca e impacto sócio econômico trazido por esse segmento para Mato Grosso”, reforçou o secretário adjunto Jefferson Moreno.
 

O secretário executivo de Meio Ambiente da Sema, Alex Marega, afirmou que a pesca esportiva causa menos danos que a depredatória. “Causa algum dano, mas não acaba com o recurso pesqueiro e é mínimo em relação à grande quantidade de peixes que se renovam no estoque quando há uma restrição de retirada”, explicou.
 

Ele disse ainda que atualmente a pesca não é proibida em Mato Grosso, mas que as pessoas que querem exercer esta atividade precisam se cadastrar e há uma cota específica para profissionais e amadores, além de fiscalização. 
 

Para denúncias sobre pesca depredatória, o cidadão pode ligar no 0800 65 3838.

Fonte: Governo de Mato Grosso

Receba em seu e-mail todas as informações atualizadas!

 

Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

(65) 3624-2605
Afismat Fenafisco
Sitevip Internet