Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

Notícias / Geral

Ciclo de Palestras: ​Sindifisco debate propostas para a reforma tributária

Publicado em 30/09/2019 às 14:44

Ciclo de Palestras: ​Sindifisco debate propostas para a reforma tributária
 
Em pauta no Congresso Nacional, a reforma tributária busca, em linhas gerais, simplificar a cobrança de tributos com a unificação de impostos. Os textos propostos pelo Legislativo e Executivo estão em discussão e buscam recuperar a economia brasileira. E para debater as propostas do sistema tributário, o Sindicato dos Fiscais de Tributos Estaduais de Mato Grosso (SINDIFISCO-MT) promoveu um Ciclo de Palestras que faz parte das comemorações em alusão ao Dia do Fiscal de Tributos, celebrado em 21 de setembro. “Precisamos fomentar a discussão entre os colegas acerca do tema que terá impacto para todos nós”, afirmou o presidente Sindifisco, João José de Barros.   
 
O vice-presidente da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (FEBRAFITE), Marcelo Ramos de Mello, explicou que a federação tem uma proposta em relação à reforma tributária que trata da especialização dos tributos. “Buscamos simplificar as bases tributárias, progressividade do sistema como um todo e a manter o pacto federativo, uma vez que o ICMS representa em muitos estados até 90% dos recursos tributários”. 
 
A proposta de Reforma Tributária Solidária foi destacada por Ricardo Bertolini, representante da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (FENAFISCO), que propõe a redução da desigualdade social. “A ideia que já apresentamos em alguns estados é de aumentar as receitas da tributação sobre a renda, o patrimônio e as transações financeiras. Em contrapartida, reduzir os impostos do consumo de bens e serviços e na folha de pagamentos”, explicou.  
 
Por sua vez, o secretário-adjunto da Receita Pública de Mato Grosso, Fábio Pimenta, enfatizou o impacto da reforma tributária para a sociedade, empresas e governo. Segundo ele, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), apresentou uma proposta inspirada no Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA) que agregaria diversos impostos em um só.  
 
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), Gustavo de Oliveira, falou da necessidade de pensar no desenvolvimento econômico do país para atingir o mercado consumidor.  “Precisamos fazer com as cargas tributárias sejam mais competitivas para as indústrias”, frisou.
 
Durante o evento foi realizada um entrega simbólica de moção de aplausos para os fiscais de tributos que estão na ativa e aposentados. A homenagem entregue pelo vereador de Cuiabá, Renivaldo do Nascimento, é um reconhecimento à carreira de grande relevância para o Estado.  
 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Receba em seu e-mail todas as informações atualizadas!

 

Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

(65) 3624-2605
Afismat Fenafisco
Sitevip Internet