Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

Notícias / Geral

Emissão de nota fiscal auxilia no recolhimento de impostos dos estabelecimentos comerciais

Publicado por Pau e Prosa Comunicação em 12/08/2019 às 17:44

Emissão de nota fiscal auxilia no recolhimento de impostos dos estabelecimentos comerciais

Mais do que comprovar uma compra, a nota fiscal auxilia o Governo a controlar o recolhimento de impostos sobre os produtos comercializados pelas empresas. Ao exigir o cupom fiscal, o contribuinte está colaborando com a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) - aumentando essa arrecadação o estado terá mais recursos para investir em obras e serviços para a sociedade.

 Para estimular os consumidores de Mato Grosso a solicitarem a nota fiscal, o governo do Estado criou o Nota MT – onde a população pode exigir o CPF no cupom e acumular pontos para sorteios. Na última quinta-feira (8) aconteceu o primeiro sorteio do programa com mil prêmios de R$ 500 e cinco prêmios de R$ 10 mil a contribuintes cadastrados.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Fiscais de Tributos Estaduais de Mato Grosso (SINDIFISCO-MT), João José de Barros, o Nota MT é um instrumento de cidadania, pois ele também impõe o comerciante a fazer os devidos recolhimentos do ICMS. Ao emitir a nota fiscal, o estabelecimento comercial registra a venda da mercadoria evitando, assim, que o imposto devido seja declarado e recolhido com um valor inferior.

“A emissão da nota fiscal permite ainda que a fiscalização enxergue a operação e faça as devidas cobranças. Quando não há a emissão dessas notas, pode acontecer de alguns maus contribuintes não realizarem o recolhimento”, reforçou.

Além do benefício para o bolso do consumidor, o Nota MT terá também uma vinculação e um fim social. Ao se cadastrar, o contribuinte indica uma entidade filantrópica, legalmente inscrita junto à Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setasc). Sendo sorteado, a instituição indicada receberá outros 20% do valor a ser recebido pelo contribuinte.

Para concorrer basta se cadastrar no site ou aplicativo da Nota MT e pedir o CPF na nota em todas as compras de mercadorias realizadas no estado.

Receba em seu e-mail todas as informações atualizadas!

 

Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

(65) 3624-2605
Afismat Fenafisco
Sitevip Internet