Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

Notícias / Geral

Em café da manhã no Alvorada, chefes dos três Poderes discutem agenda comum

Publicado em 28/05/2019 às 15:12

Em café da manhã no Alvorada, chefes dos três Poderes discutem agenda comum

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, participou de um café da manhã nesta terça-feira (28) no Palácio do Alvorada com os presidentes da República, Jair Bolsonaro; da Câmara, Rodrigo Maia; do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli; e com os ministros do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), General Augusto Heleno, e da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Eles discutiram um pacto entre os três Poderes que será assinado, provavelmente, na semana do dia 10 de junho no Palácio do Planalto.
 

As informações à imprensa foram dadas pelo chefe da Casa Civil. De acordo com Onyx Lorenzoni, a ideia é ter um conjunto de metas ou ações pelos quais os Poderes vão trabalhar em conjunto.
 

— Da reunião de hoje, se consolida a ideia de que se formalize um pacto de entendimento e algumas metas de interesse da sociedade brasileira a favor da retomada do crescimento brasileiro. Daqui até o dia 10 de junho, nós vamos continuar dialogando com os Poderes para a construção do texto, que será então assinado nesse dia e apresentado ao país. O saldo do café da manhã desta manhã foi altamente positivo porque estabelece uma continuidade do diálogo, estabelece uma construção de uma harmonia.
 

O ministro disse ainda que não se pode esquecer que há algum tempo muitos conflitos aconteceram entre os Poderes do Brasil.
 

— Isso não ajuda o cidadão ou a cidadã que hoje precisa de emprego, precisa de renda, precisa manter sua família. Então esse chamado do presidente [Bolsonaro] para que os Poderes possam, cooperativamente, dialogar a favor da sociedade brasileira é um ponto muito importante e saíram todos comprometidos com isso e ajustados de que esses encontros, periodicamente, vão se repetir para permitir que o diálogo entre os Poderes esteja cada vez mais fluído e sempre a favor do Brasil.
 

Metas e ações

 

O ministro da Casa Civil explicou que uma das medidas previstas seria a reforma do sistema previdenciário brasileiro.
 

— O Brasil está desequilibrado fiscalmente, tem um deficit fiscal de R$ 50 bilhões por ano que tem origem só na Previdência. Claro que isso fez parte da conversa, estão todos preocupados e todos querem construir um caminho onde o Brasil, como a gente sempre diz, possa passar o portal do equilíbrio fiscal e ir para o caminho da prosperidade, que é o que todos nós desejamos. O esforço de todos é no sentido de ver o Brasil daqui a um ano, por exemplo, ser visto pelo mundo todo como um país que cresce, se desenvolve, gera empregos e melhores condições de vida para a população.
 

Onyx afirmou que o documento final será construído em comum acordo com os presidentes dos três Poderes. O texto inicial foi sugerido por Toffoli há um mês. O material foi então trabalhado pela Casa Civil com os presidentes do Senado e da Câmara e apresentado um texto-base no café da manhã, que ainda passará por mais ajustes para ser apresentado no dia 10 de junho. Ele disse ainda que o encontro não foi motivado pelas manifestações do último domingo.
 

— É um esforço permanente do presidente Bolsonaro desde que assumiu o poder de ser um governo de diálogo, diálogo e diálogo. E é isso que nós estamos fazendo.
 

Ele comentou que tem certeza de que todos os brasileiros querem que o Brasil dê certo, independentemente da sua coloração político-partidária, ou da sua ideologia.
 

— É claro que todos nós estamos muito atentos àquilo que a sociedade nos mostra porque essa responsabilidade é de quem chefia os Poderes, em sintonia com aquilo que é o desejo da população brasileira. É preciso reunir os Poderes para dar consequência àquilo que o cidadão e a cidadã brasileira pedem nas ruas do Brasil. O caminho é do entendimento e o Brasil precisa disso para crescer.

Fonte: Agência Senado

Receba em seu e-mail todas as informações atualizadas!

 

Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

(65) 3624-2605
Afismat Fenafisco
Sitevip Internet