Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

Notícias / Geral

Congresso destaca 300 anos de Cuiabá

Publicado em 05/04/2019 às 15:27

Congresso destaca 300 anos de Cuiabá
 

O Congresso Nacional celebrou nesta sexta-feira (5) os 300 anos da cidade de Cuiabá, capital do estado do Mato Grosso. O município foi fundado no dia 8 de abril de 1719. A sessão solene foi requerida pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT) e pelo deputado Emanuel Pinheiro Neto (PTB-MT).
 

No pronunciamento, Wellington Fagundes destacou a história de Cuiabá, fundada às margens do Córrego da Prainha por bandeirantes paulistas em busca de ouro.
 

— Ao longo desses três séculos, a cidade passou por inúmeras e profundas transformações até se tornar o que é hoje: um centro de referência em prestação de serviços e produção industrial. Cuiabá é um ativo polo comercial e de atração de turistas do Brasil e do mundo, graças a seu espetacular patrimônio histórico, suas encantadoras belezas e o Pantanal, Patrimônio da Humanidade — afirmou.
 

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, lembrou que a cidade passou 250 anos “isolada do Brasil”. Mas, graças ao projeto de integração iniciado pelo então presidente Juscelino Kubitschek, o município passou a seu um “centro de desenvolvimento”.
 

— Há grande expectativa quando se fala de Mato Grosso. A capital Cuiabá tem todas as condições para se tornar um grande polo industrial e transformar a enorme produção agrícola e pecuária do estado. Mato Grosso tem em Cuiabá, portanto, o agente transformador de sua gigantesca produção — disse.
 

O embaixador do Estado da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, lembrou que Cuiabá acolhe uma expressiva comunidade árabe. Ele defendeu que o governo brasileiro tenha “sabedoria” para manter boas relações com a Palestina e os demais países do mundo árabe.
 

— Os árabes que vieram a este país se sentem em primeiro lugar brasileiros de origem árabe que assumem o Brasil como sua primeira pátria. Apostamos na relação com o Brasil. Apostamos na sabedoria dos políticos para preservar as relações históricas entre o Brasil e os países árabes — afirmou.
 

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF), que abriu a sessão solene, destacou a “hospitalidade, a pujança e o desenvolvimento” de Cuiabá.
 

— A cidade é um polo de alegria, cultura, história, belezas naturais, serviços e tecnologia. Uma capital que teve que se tornar moderna o suficiente para fazer frente às necessidades que a pauta econômica das últimas décadas existiu – disse.

Fonte: Agência Senado

Receba em seu e-mail todas as informações atualizadas!

 

Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

(65) 3624-2605
Afismat Fenafisco
Sitevip Internet