Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

Notícias / Geral

Novo superintendente da SUFIS foca no controle do risco fiscal e capacitação de profissionais

Publicado por Pau e Prosa Comunicação em 01/04/2019 às 16:29

Novo superintendente da SUFIS foca no controle do risco fiscal e capacitação de profissionais

O fiscal de tributos estadual José Carlos Bezerra Lima foi nomeado para a Superintendência de Fiscalização (SUFIS) da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). Para 2019, a proposta da SUFIS se destaca em desenvolver a política de fiscalização com foco no combate à evasão e difusão do risco fiscal.

De acordo com o superintendente, o grande desafio da fiscalização este ano é a recuperação do imposto, agregando eficiência e eficácia aos resultados. “Este será o primeiro ano em que os esforços da SUFIS serão medidos pela efetividade de suas ações”, comentou.

José Carlos esclareceu ainda que as metas da Superintendência de Fiscalização possuem três características importantes: quantidade de ações, volume de imposto (ICMS) recuperado e a qualidade dos resultados obtidos.

“Estamos ajustando as velas em alto mar, por essa razão consideramos os resultados do último ano como ponte de partida. Em 2018 foram auditadas 26.688 empresas em ações específicas e massivas, gerando R$3,77 bilhões em créditos tributários”, explicou.

Os resultados apontam que a fiscalização da Superintendência possui alta performance em identificar e quantificar ilícitos e sonegação tributária. Ainda, segundo José Carlos, este ano para maior êxito nas atuações de fiscalização, serão agregados componentes que elevem a percepção do risco na ação fiscal.

“Utilizaremos a inteligência fiscal para ter maior assertividade nos alvos de fiscalização e mais liquidez nas escolhas da atuação em Auditoria Fiscal, sendo essa a principal inovação do Fisco estadual para o ano”, disse.

Investir no conhecimento e especialização da fiscalização também fazem parte das metas de 2019. “Em parceria com o Sindifisco e Afismat, pretendemos desenvolver o conhecimento e a inteligência do negócio da SUFIS. Estaremos desenvolvendo a capacitação especializada em Auditoria Tributária, que em muito irá contribuir para o cumprimento da missão do Fiscal de Tributos”, enfatizou.

José Carlos Bezerra Lima é graduado em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso. É Fiscal de Tributos Estaduais da SEFAZ/MT desde 2007. Atuou na Assessoria Executiva da Receita Pública (AERP), foi Diretor da Unidade de Pesquisa e Inteligência Fiscal (UPI-GEPI), Superintendente de Análise da Receita Pública (SARE), Gerente de Apoio à Fiscalização de Benefícios e Regimes Especiais (GFIR). Em 2019, assumiu a Superintendência de Fiscalização (SUFIS) da SEFAZ/MT.

Receba em seu e-mail todas as informações atualizadas!

 

Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

(65) 3624-2605
Afismat Fenafisco
Sitevip Internet