Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

Notícias / Geral

SES oficializa participação em projeto voltado para Atenção Básica e Ambulatorial

Publicado em 29/03/2019 às 07:51

SES oficializa participação em projeto voltado para Atenção Básica e Ambulatorial

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, esteve presente na mais recente assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), realizada na quarta-feira (27.03), em Brasília. O gestor também integrou a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) na quinta-feira (28), que promoveu o debate sobre as diretrizes da Saúde no Brasil. 
 

Na ocasião da assembleia, foi oficializada a integração da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) ao projeto de Organização da Atenção Ambulatorial Especializada em Rede com a Atenção Primária à Saúde, do PlanificaSUS. O objetivo do módulo de pesquisa é avaliar a interação entre Atenção Básica à Saúde e Atenção Ambulatorial Especializada. 
 

“Vejo como prioritário o diálogo entre estados federativos e Ministério e estou aberto às contribuições de cada um dos representantes aqui presentes. Fomos para Brasília principalmente para dialogar e absorver as práticas que são positivas para a máquina pública no âmbito da Saúde”, declarou o secretário Gilberto Figueiredo. 
 

Durante a assembleia, também foi realizada a eleição da nova diretoria da organização. Os secretários estaduais de Saúde elegeram o representante do Pará, Alberto Beltrame, como presidente do Conass. Os vice-presidentes regionais também foram eleitos: Centro-Oeste, Geraldo Resende (MS); Nordeste, Carlos Eduardo Lula (MA); Norte, Fernando Máximo (RO); Sudeste, Nésio Fernandes (ES); Sul, Beto Preto (PR).
 

Telessaúde MT
 

Questionado sobre a indicação do programa Telessaúde de Mato Grosso ao prêmio WSIS Forum 2019 – que ocorre entre os dias 8 e 12 de abril, em Genebra, na Suíça –, Gilberto Figueiredo enalteceu o trabalho dos profissionais que atuam no projeto e reforçou a relevância da premiação. 
 

“O programa Telessaúde de Mato Grosso conta com o envolvimento de aproximadamente 50 profissionais da Saúde do Estado e oferece uma série de serviços que são disponibilizados à distância, permitindo alavancar os serviços prestados. A atual gestão já faz um planejamento para ampliar, ainda este ano, as ações que o Governo do Estado realiza na área da telemedicina”, destacou o gestor durante a passagem pelo Conass.
 

Por meio do Núcleo de Telessaúde, a SES-MT registrou, em 2018, um total de 549.250 atendimentos entre os serviços de Teleconsultorias, Eletrocardiogramas, exames de Tele-estomatologia, exames de Teledermatologia, módulos de Tele-educação e acessos ao Canal Tele Educa. De acordo com a coordenadoria do Núcleo do Telessaúde, esses resultados evidenciam a contenção de 53% dos encaminhamentos de pacientes para a Capital e o alcance de 93% de satisfação com as respostas da teleconsultoria.

Fonte: Governo de Mato Grosso

Receba em seu e-mail todas as informações atualizadas!

 

Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

(65) 3624-2605
Afismat Fenafisco
Sitevip Internet