Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

Notícias / Geral

Câmara de Cuiabá busca referências na CGE para aprimorar o controle interno

Publicado em 15/02/2019 às 13:11

Câmara de Cuiabá busca referências na CGE para aprimorar o controle interno

A equipe do setor de controle interno da Câmara de Vereadores de Cuiabá esteve na Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) para conhecer a forma de atuação e pleitear o intercâmbio de conhecimentos e experiências.
 

A ideia foi conhecer como a Controladoria trabalha para que as boas práticas sirvam de referência ao aperfeiçoamento das atividades da Secretaria de Transparência e Controle Interno da Câmara da Capital, ressalvadas as devidas necessidades e particularidades do legislativo municipal.
 

“Estamos imbuídos na tarefa de educar para prevenir e mudar a imagem da Câmara Municipal, mostrar que o legislativo de Cuiabá tem servidores comprometidos em fazer a coisa certa”, comentou o secretário de Transparência e Controle Interno da Câmara de Vereadores, Jônatas Pulquério.
 

Segundo ele, um dos principais interesses na visita foi obter mais detalhes acerca dos procedimentos de elaboração e monitoramento dos Planos de Providências de Controle Interno a serem elaborados pelos setores administrativos em resposta às recomendações dos controles interno e externo.
 

O secretário-adjunto de Controle Preventivo e Auditoria da CGE, José Alves Pereira Filho, destacou que o Plano de Providências não se volta somente à resolução de uma questão pontual, mas a solucionar suas causas para que o problema não se repita.
 

“Isso porque precisamos pensar em medidas perenes de fortalecimento do controle interno. O papel do controle interno é contribuir com a melhoria dos serviços públicos, através do aperfeiçoamento do sistema de controle interno. Precisamos deixá-lo mais robusto e seguro, com menos possibilidade de erros e falhas”, comentou.
 

O adjunto disse que a CGE está à disposição para somar conhecimento e experiência à equipe do controle interno da Câmara Municipal, pois entende que esse intercâmbio técnico é profícuo para as duas instituições.
 

“Trocar conhecimento é uma via de mão dupla, que também traz crescimento à equipe da CGE. Os órgãos de controle precisam compartilhar mais experiências e ideias para que todos cresçam juntos para evitar erros, falhas e fraudes na gestão dos recursos públicos”, destacou o adjunto da Controladoria.
 

Uma das parcerias já acertada é a realização de curso sobre fiscalização de contratos. A CGE ficou de estender à Câmara Municipal a capacitação relativa ao tema, já que as orientações sobre as responsabilidades e como acompanhar a execução dos contratos valem para os servidores designados como fiscais em todos os Poderes e esferas.
 

Estiveram também na visita à CGE as analistas legislativas Agmara Moreira e Luciana Arantes. Também recepcionaram a equipe na CGE o superintendente de Desenvolvimento do Controle Interno, Norton Glay Sales dos Santos, e a analista administrativa Silvânia Regina de Oliveira Galindo.

Fonte: Governo de Mato Grosso

Receba em seu e-mail todas as informações atualizadas!

 

Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

(65) 3624-2605
Afismat Fenafisco
Sitevip Internet