Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

Notícias / Geral

Armínio: Brasil gasta 28% do PIB com salários de servidores ativos e aposentadorias

Publicado em 13/02/2019 às 12:54

Armínio: Brasil gasta 28% do PIB com salários de servidores ativos e aposentadorias
 

Economista destaca que em outros países, como Chile e México, relação é entre oito e 10 pontos percentuais menor
 

O governo brasileiro já consome 28% de seu Produto Interno Bruto (PIB) com a folha de pagamento de servidores ativos — federais, estaduais, municipais, do Legislativo e do Judiciário — e com os inativos do funcionalismo público e da iniciativa privada (INSS). Hoje, são quase R$ 1,9 trilhão destinados exclusivamente para remunerar funcionários e aposentados dos setores público e privado. Para se ter uma ideia, o gasto com Educação gira em torno de 6% do PIB, segundo dados do Tesouro. Os números foram apresentados ontem pelo ex-presidente do Banco Central e sócio da Gávea Investimentos Arminio Fraga, em evento para empresários no Rio.
 

Na conta do economista, a folha de pessoal custa 13,5% do PIB, dois pontos percentuais a mais do que há dez anos, e a da Previdência, 14,5%. Diante desse cenário, Arminio defendeu a implantação de novas regras de aposentadoria, que tragam mais economia do que as propostas pelo governo Michel Temer.
 

— A Previdência é o maior item do gasto público e é fundamental que seja feita não apenas uma reforma, mas “A” reforma, pois o buraco é muito grande. Ela tem de ser justa do ponto de vista distributivo, sem agravar a desigualdade, e precisa ser impactante. Espero que haja tempo de revisar o texto para cima. Mas não tenho muita esperança de que ela seja aprovada de forma que gere 2,5% de economia (em relação ao PIB) em dez anos — disse Arminio, em referência à pesquisa feita pelo Banco BTG, que aponta que o governo tem votos para mudar a Previdência, mas idade mínima igual para homem e mulher não tem maioria.
 

Arminio é um dos autores da proposta da reforma da Previdência que foi entregue ao novo governo no fim do ano passado e calcula economia de R$ 1,35 trilhão em uma década. O texto prevê a definição de idade mínima, uma regra de transição mais veloz do que a sugerida pelo governo Temer e a instituição de um regime de capitalização, pelo qual o trabalhador contribui para uma conta individual que vai financiar sua aposentadoria.
 

O economista comparou o Brasil com outros países, usando dados da Organização para Cooperação para o Desenvolvimento Econômico (OCDE), e percebeu a distância entre os gastos. Em países como Colômbia, Chile e México, o peso da folha do funcionalismo e da Previdência no PIB é entre oito e dez pontos percentuais menor.
 

— Nos outros países, só o gasto com o funcionalismo, por exemplo, fica em torno de 9% do PIB — comentou.
 

As despesas da Previdência (13,5% do PIB) também são mais altas do que no restante do mundo, segundo o economista Paulo Tafner, pesquisador da Fipe:
 

— Gastamos tanto quanto a Itália, que tem proporção de idosos bem maior, e mais do que a Grécia antes da crise de 2008. Já queimamos gordura, músculo e estamos no osso.
 

Reforma precisa 'envolver todo mundo'

Segundo Tafner, o rápido envelhecimento, o nono mais rápido entre 200 países, e o aumento real do salário mínimo fizeram crescer o gasto com Previdência, já que 60% dos benefícios são atrelados ao mínimo:
 

— A cada ano, mais de um milhão de novos benefícios são concedidos. Nesse ritmo, vamos virar uma grande folha de pagamento. Vamos arrecadar imposto para pagar benefícios e salário. Não é um estado eficiente e vai se tornar uma grande folha de pagamento.

Fonte: O Globo - Via Fenafisco

Receba em seu e-mail todas as informações atualizadas!

 

Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

(65) 3624-2605
Afismat Fenafisco
Sitevip Internet