Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

Notícias / Geral

Iniciativas para segurança no trânsito buscam redução de acidentes

Publicado em 14/11/2018 às 13:48

Iniciativas para segurança no trânsito buscam redução de acidentes
 

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran/MT) participa de atividades realizadas no próximo domingo (18.11) em comemoração ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito. As atividades fazem parte da Década Mundial de Ações para Segurança no Trânsito, lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que mobiliza ações por todo mundo com o intuito de reduzir o número de mortes no trânsito.
 

A Escola Pública de Trânsito da autarquia participa da organização dos eventos com stands para orientações sobre segurança no trânsito, além da distribuição de materiais educativos.
 

A 8ª Corrida de Cara Limpa Contra as Drogas promovida pela Polícia Judiciária Civil pretende atrair mais de mil pessoas. Estão marcadas duas largadas, uma às 7 horas, para as mulheres, e 7h30, para os homens. O ponto de partida será no Setor de Vistoria do Detran e o percurso será de cinco quilômetros.
 

A corrida busca sensibilizar e conscientizar a sociedade, de que a prevenção ao uso e a repressão ao tráfico de drogas, não é apenas dever da polícia, mas responsabilidade de todo cidadão que deseja um mundo de paz.
 

O evento conta com a colaboração de mais de 60 policiais civis voluntários e apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) entre outros parceiros. A empresa Morro Cronometragem é a responsável pela divulgação do tempo de cada atleta.
 

Para os ciclistas, a partir das 7 horas está marcado o Pedal Pela Vida. Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Policia Militar de Mato Grosso, Corpo de Bombeiros Militar e Detran são parceiros. O evento é patrocinado pela Netpixel Tecnologia, Caixa Econômica Federal, Lebrinha e Auto Escola Interlagos. São esperadas mais de mil pessoas.
 

A saída será na Avenida Manoel José de Arruda, no bairro Jardim Europa, e os ciclistas percorrem as Avenidas Miguel Sutil, Alameda Julio Müller e Beira Rio, retornando ao ponto de partida.
 

Dia Mundial em Memória às Vítimas
 

Na tentativa de frear o alto índice de acidentes, a Organização das Nações Unidas lançou a Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito, que iniciou em 2011 e finaliza em 2020. Os países participantes se comprometeram a buscar novas medidas de prevenção, com o objetivo de reduzir esse número.
 

A data, instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas, pretende ser um momento para uma análise aprofundada do que leva tantas pessoas a se tornarem vítimas do trânsito em todo o mundo. De acordo com a ONU, os acidentes de trânsito matam 1,25 milhão de pessoas por ano em todo o mundo.
 

As seis maiores causas de morte no trânsito são o excesso de velocidade, o consumo de bebidas alcoólicas, falta de cinto de segurança e assentos específicos para crianças, falta do capacete em motociclistas e o uso do celular ao dirigir. E o Brasil, juntamente com a China, representa 40% das mortes globais de acidentes.

Fonte: Governo de Mato Grosso

Receba em seu e-mail todas as informações atualizadas!

 

Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

(65) 3624-2605
Afismat Fenafisco
Sitevip Internet