Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

Notícias / Geral

Artigo | Por um Fisco de Estado para defender a sociedade

Publicado em 24/05/2016 às 16:42

 

Artigo do diretor de Comunicação da Fenafisco, Charles Alcantara, publicado na página 2 do jornal Correio do Povo no dia 23 de maio.

 
Corrupção e sonegação fiscal são crimes siameses porque sangram os cofres públicos e mutilam a capacidade do Estado de promover o bem comum. 
Se é incontroverso afirmar que esses crimes lesam toda a sociedade, é forçoso reconhecer que as maiores vítimas são os mais pobres, porque são mais dependentes dos serviços públicos básicos.
A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), representativa dos fiscais tributários dos Estados e do Distrito Federal, tomou a iniciativa de realizar o Fórum Workshop: Pacote Antissonegação. O propósito consiste em elaborar e apresentar à sociedade brasileira um conjunto de medidas legislativas e administrativas para combater a sonegação fiscal. 
O combate à sonegação fiscal, além de relevante pelo que representa em si a prática desse crime de lesa-sociedade, também reforça o combate à corrupção na medida em que o dinheiro sonegado abastece o "Caixa 2” que, por sua vez, financia a corrupção.
Dentre as inúmeras medidas a compor o pacote antissonegação, emerge desde logo a necessária autonomia das administrações tributárias propugnada na proposta de emenda constitucional (PEC) 186/2007. 
A PEC 186 nasce do ventre da Carta Magna (artigo 37, inciso XXII), que atribui às administrações tributárias (Fisco) da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios a condição de atividades essenciais ao funcionamento do Estado. 
Combater o crime de sonegação fiscal é a missão por excelência do Fisco. Ao fazê-lo, o Fisco age no estrito cumprimento do dever legal e na defesa da coletividade. 
É por essa razão que o Fisco não atua em nome de governos, políticos ou partidos, mas da sociedade. É por essa razão que o Fisco não serve a governantes, mas à coletividade. É por essa razão que o Fisco é atividade de Estado, e não de governos. 
É por essa razão que a aprovação da PEC 186 não é uma demanda corporativa, mas de interesse público, pois trata-se de uma agenda contemporânea, democrática e cidadã.

Fonte: http://www.2013.fenafisco.org.br/noticias/item/7308-artigo-%7C-por-um-fisco-de-estado-para-defender-a-sociedade

Receba em seu e-mail todas as informações atualizadas!

 

Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

(65) 3624-2605
Afismat Fenafisco
Sitevip Internet