Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

Notícias / Geral

Meirelles diz que reforma tributária é prioridade e critica “propostas irresponsáveis”

Publicado em 13/07/2018 às 14:24

Reforma tributária será prioridade de Governo, caso o pré-candidato do MDB à Presidência da República, Henrique Meirelles, seja eleito. A afirmação foi dada durante coletiva de imprensa concedida antes do Fórum FIERN Caminhos do Brasil, na manhã desta quinta-feira (12), na Casa da Indústria.
 

O ex-ministro defendeu privatizações, políticas específicas para o Nordeste e garantiu que a reforma da previdência será retomada tão logo a intervenção militar no RJ se encerre. Meirelles é o 5º presidenciável a participar do Fórum, que já recebeu Aldo Rebelo (Solidariedade), Jair Bolsonaro (PSL), Álvaro Dias (Podemos), e João Amoedo (Partido Novo).
 

“Precisamos simplificar a vida do brasileiro. A reforma tributária deve ser a primeira reforma fundamental a ser feita, que daremos andamento nos seis primeiros meses de mandato”, afirma. Ele antecipa que a proposta da reforma tributária e outros 15 projetos prioritários, como o cadastro positivo, a duplicata eletrônica para baixar os custos das MPEs, já foram apresentados ao Congresso. Bem como, a simplificação da cobrança de impostos e a adoção do Imposto de Valor Adicionado (IVA), para dar maior transparência ao sistema tributário brasileiro.
 

Ex-ministro da Fazenda do Governo Temer e ex-presidente do Banco Central do Governo Lula, Meirelles ressalta que o país superou a maior recessão – saindo de uma queda do PIB de -3,5% em 2016. Cresceu 1% em 2017, um incremento de 4,5% e atribui o crescimento abaixo do esperado para 2018 à indefinição do cenário político, com “propostas irresponsáveis” de alguns candidatos que travam a confiança na retomada do investimento e também do consumo.
 

“A economia brasileira estava em colapso, tivemos uma queda acentuada do PIB, mas tiramos o país da maior recessão da história. A expectativa era de que 2018 fosse ainda melhor que 2017 quando o país cresceu 2%. As razões de ser menor são as propostas radicais e irresponsáveis de alguns candidatos em voltar atrás em tudo aquilo que tirou o país da crise”, afirma o pré-candidato. Ele projeta para 2019, com o cenário político definido, que o país volte a crescer na taxa de 3,5 ao ano.
 

Meirelles defendeu a privatização. À exemplo do que foi proposto para Eletrobras – para garantir que sejam bem administradas no futuro -, o ex-ministro Henrique Meirelles disse, durante o Fórum FIERN Caminhos do Desenvolvimento, que pretende ampliar a participação do capital privado em bancos públicos e de economia mista, como a Caixa Econômica, Banco do Brasil, entre outros. “O Governo precisa, como propusemos para Eletrobras, rua participação, mas aumentar o investimento privado e ter a correta e continuidade governança das empresas públicas”, afirma.
 

Política para o Nordeste

 O ministro já visitou 14 estados para divulgar as suas propostas que, além das reformas, incluem plano de transporte, segurança que terá uma especial ênfase, saúde e educação e discutir medidas especificas para cada região. Para o Nordeste, o pré-candidato afirma que é importante viabilizar o plano de transportes, com as ferrovias e de navegação de cabotagem, para aumentar a competitividade dos produtos nordestinos. “Além disso, temos estudos técnicos sendo realizados para a transposição das águas do Rio Tocantins para o Rio São Francisco”, disse.
 

Para o Rio Grande do Norte, ele enumerou a necessidade de implementar a Transnordestina e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste e, enquanto as ferrovias não ficam prontas, o desenvolvimento melhor a navegação de cabotagem – navegação marítima interligando os estados do litoral, importante para reduzir os custos da produção. E engajados na energia eólica, que gera 30 mil empregos no país, 70% da produção no Nordeste.

Fonte: Fenafisco

Receba em seu e-mail todas as informações atualizadas!

 

Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

(65) 3624-2605
Afismat Fenafisco
Sitevip Internet