Contato

Entre em contato conosco!
Tire suas dúvidas ou envie sugestões
Clique aqui!

Notícias / Geral

SINDIFISCO participa de Fórum Internacional Tributário para embasar Reforma Tributária Solidária

Publicado por Pau e Prosa Comunicação em 13/06/2018 às 10:06

SINDIFISCO participa de Fórum Internacional Tributário para embasar Reforma Tributária Solidária
João José de Barros, Flavio Auerswald, José Roberto Miorim e Ricardo Bertolini representaram o Sindicato dos Fiscais de Tributos Estaduais de Mato Grosso (SINDIFISCO-MT) em São Paulo (SP) junto ao Fórum Internacional Tributário (FIT), que ocorreu entre os dias 4 e 6 de junho, um dos mais importantes eventos realizados pelos fiscais de tributos em toda história do Brasil.

Durante o FIT ocorreu um amplo debate internacional realizado em terras sul-americanas buscando alternativas ao aprimoramento de modelos tributários. Cerca de 800 especialistas geraram discussões profundas. O Fórum é porta-voz de um projeto de desenvolvimento nacional, a Reforma Tributária Solidária.

João José, presidente do SINDIFISCO, participou de todos os atos buscando acumular ainda mais conhecimento sobre o tema. “Até agora fizemos um diagnóstico sobre problemas tributários. Os eventos serviram para trabalhar propostas. Discutimos diretrizes para elaborar justamente as propostas da Reforma Tributária Solidária. A experiência internacional é válida para sabermos exatamente o que outros países buscaram como solução”, afirmou.

No atual modelo tributário, o cidadão que tem uma renda menor paga mais impostos proporcionalmente do que o cidadão que tem uma renda maior. Além disso, a concentração das cargas está exatamente nos produtos sobre uso e consumo, o que acaba por reduzir também a capacidade de compra do cidadão.

João José explicou alguns pontos buscados. “A Reforma Tributária Solidária deve prever uma nova tabela de Imposto de Renda baseado na progressividade, taxação de lucros e dividendos, a criação de fundo para financiar políticas socioambientais e o fortalecimento da Administração Tributária para combater a sonegação, evasão e elisão fiscal”, explicou. 

A troca de saberes reuniu palestrantes do calibre de Anidil Kizhakkinakath Ramakrishnan, professor da escola de estudos internacionais da universidade Jawaharlal Nehru (JNU), de Nova Delhi, Índia, e Claudiney Pereira, professor associado do departamento de economia da Arizona State University.

Outros nomes internacionais importantes foram Sansia Mimie Blackmore, doutora em economia pela African Tax Institute, da University of Pretoria, África do Sul e Solomon Picciotto formado pelas universidades de Oxford e Chicago, atualmente professor na Law School, Lancaster University.

A comitiva de Mato Grosso contou ainda com a participação de Último de Oliveira, vice-presidente da Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais (AFISMAT).

Outros eventos

 Além da FIT, os diretores do SINDIFISCO-MT participaram da VII Plenária Nacional do Fisco Estadual e Distrital (VII Plenafisco) e do VII Congresso Nacional do Fisco Estadual e Distrital (VII Conafisco).

A VII Plenafisco serviu para debater as orientações que irão nortear a elaboração das propostas de Reforma Tributária Solidária (RTS). Já a VII Conafisco tratou sobre o aperfeiçoamento do estatuto da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco).

Esta foi a última participação de Ricardo Bertolini como dirigente do sindicato. Ele agora se afasta da direção para se dedicar ao projeto político. 
 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Receba em seu e-mail todas as informações atualizadas!

 

Contato

Entre em contato conosco!
Tire suas dúvidas ou envie sugestões
Clique aqui!

(65) 3624-2605
Afismat Fenafisco
Sitevip Internet