Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

Notícias / Geral

Receita enviará correspondência a contribuintes que caíram na malha fina

Publicado em 17/11/2017 às 14:33

A Receita Federal em Roraima está finalizando a liberação dos lotes de restituição para quem declarou o Imposto de Renda 2017, ano base 2016. Com isso, contribuintes que caíram na malha fina já começam a ser notificados sobre as distorções encontradas no sistema online.
 

No documento enviado pelos Correios, a Receita Federal informa os motivos que levaram a retenção da declaração e de possíveis restituições. Há ainda o passo a passo do que o contribuinte precisa fazer para se regularizar.
 

Segundo o delegado da Receita Federal em Roraima, Omar Rubin, qualquer declaração que seja suspeita vai para o processo de verificação e a restituição só pode ser liberada após a correção, mas inicialmente essa notificação é apenas educativa. Os erros mais comuns que fazem com que a declaração caia na malha fina são declaração incompleta, erro de informações ou declaração onde são apontadas dúvidas.
 

Atualmente cerca de três mil declarações apresentaram alguma inconsistência que deve ser justificada. A Receita Federal ainda não tem um número exato de contribuintes que devem fazer o procedimento, já que resta um lote para ser liberado no mês de dezembro. “Ontem, 16, foi liberado o penúltimo lote de restituição do Imposto de Renda 2017 e só teremos um número exato em janeiro, quando o sistema finaliza todo o processo e poderemos ter acesso às pessoas que não fizeram as correções”, explicou o delegado da Receita Federal.
 

O contribuinte que receber a notificação não precisa comparecer à Receita Federal, pois o processo de correção é feito diretamente no site da Receita Federal ou com auxílio de um contador.
 

As correspondências serão enviadas até o fim do ano e a Receita alerta para que o contribuinte não deixe de verificar sua situação, evitando a abertura de um auto de infração com o pagamento de juros e multas, e se comprovado algum crime, estará sujeito a uma representação no Ministério Público Federal. (P.A)

Fonte: Folha Web

Receba em seu e-mail todas as informações atualizadas!

 

Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

(65) 3624-2605
Afismat Fenafisco
Sitevip Internet