Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

Notícias / Geral

Fiscais cursam espanhol e já organizam viagem internacional

Publicado em 20/09/2012 às 00:00

Fiscais cursam espanhol e já organizam viagem internacional

Interação, conhecimento e descontração. São estes os sentimentos que definem o curso de espanhol promovido pelo Sindicato dos Fiscais de Tributos Estaduais de Mato Grosso (SINFATE/MT) desde junho deste ano. A turma, formada por 15 fiscais, se reúne semanalmente, por cerca de duas horas, e com auxílio do professor Guilhermo Martines, desenvolve atividades orais, escritas e de audição. Segundo o docente, o ânimo e interesse, por parte dos alunos, é gratificante e já reflete na programação de uma viagem. “A expectativa é que a turma consiga viajar para Bolívia ou Paraguai. A intenção é pôr em prática os ensinamentos”. Martines nasceu na Espanha, mas há 37 anos reside no Brasil. Pós-graduado em Metodologia da Língua Espanhola e Docência Superior, o profissional informa que a turma é bastante esforçada.

Diretora de Aposentados e Pensionistas do SINFATE/MT, Ângela Maciel Barros, informa que o curso está em sua primeira edição, mas já há programação para novas turmas. Ela destaca que a iniciativa surgiu da necessidade de os profissionais aprenderem mais uma língua, como também de oferecer melhor cultura e qualidade de vida aos filiados. “Foi um desafio, pois este é um projeto inovador dentro do SINFATE, porém é gratificante ver que a proposta deu e está dando certo”.

Para o ano de 2013, o curso será de inglês, e em 2014 sobre gramática da língua portuguesa. O presidente do SINFATE/MT, Ricardo Bertolini, também destaca como motivador a realização do curso e participação dos filiados. “É uma oportunidade para se aprender novidades e aprimorar o conhecimento”, afirma.

Fiscal e pai de dois jovens que cursam medicina na Bolívia, Luiz Santos da Silva, diz que as aulas têm ajudado no dia a dia. “Decidi fazer o curso, pois percebi que na América Latina apenas o Brasil é o país que tem o português como língua materna. O restante dos países utiliza o espanhol. Além disso, a Copa do Mundo em 2014 também foi outro motivador”. Ele conta que já visitou os filhos duas vezes este ano e o curso o ajudou na comunicação com os bolivianos. “A primeira vez que fui até a Bolívia foi complicada a comunicação, porém quando voltei pela segunda vez foi tudo muito mais fácil”.

O casal Eliete Modesto e Ivan Modesto, ambos fiscais aposentados, diz que o curso de espanhol é uma oportunidade de continuar o aprendizado. Sempre em viagens, os dois contam que já visitaram inúmeros países da América Latina, como Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai, porém ressaltam que a programação para 2013 é conhecer a Espanha. “O professor [Martines] está nos ajudando no roteiro também. O espanhol é um idioma agradável e prazeroso”. 

Sempre presentes nas aulas, Ana Maria Camilo e Alexandre Freitas afirmam que, além do conhecimento, a interação entre os colegas de turma é outro fator importante. “As pessoas que estão aqui são aquelas que realmente querem aprender uma nova língua. Além do conhecimento, há também troca de saberes, e ampliação dos estudos”, ressalta Alexandre Freitas. Para Ana Maria, as aulas também são um incentivo para a realização de viagens. “O aprendizado amplia os saberes, a cultura e a vontade de conhecer outros países”.

Segundo o fiscal Keiiti Takada, o curso promovido pelo Sindicato figura como oportunidade. “Desde a época em que morava em Tangará da Serra já tinha intenção de fazer curso de espanhol, porém não consegui iniciar os estudos, pois nunca tinha alunos suficientes para a turma”. Já o profissional José Ortega destaca a importância de aprimorar o autoconhecimento. “Tentei cursar inglês algumas vezes, mas cancelava os cursos. Desta vez resolvi aproveitar a oportunidade junto ao Sindicato. Tenho a intenção de viajar para o exterior e as aulas irão me ajudar”, diz Ortega que já ressalta a intenção de dar continuidade ao aprendizado.

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Receba em seu e-mail todas as informações atualizadas!

 

Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

(65) 3624-2605
Afismat Fenafisco
Sitevip Internet