Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

Notícias / Geral

SINFATE lança Programa de Valorização do Fisco em Mato Grosso

Publicado em 18/09/2013 às 00:00

SINFATE lança Programa de Valorização do Fisco em Mato Grosso

O Sindicato dos Fiscais de Tributos Estaduais de Mato Grosso (SINFATE-MT) lançou hoje (18) o “Programa de Valorização do Fisco” no Estado, durante abertura do 1º Ciclo de Palestras em Comemoração ao Dia dos Fiscais de Tributos Estaduais (FTE). O evento, que ocorre até o dia 20 de setembro, também está abordando discussões relacionados à Administração e Política Tributária Estadual. Segundo o presidente do SINFATE-MT, Ricardo Bertolini, o Programa tem o objetivo de buscar, por meio da valorização do Fisco, uma administração tributária justa e democrática. 

Para a abertura do Ciclo de Palestras estavam presentes o presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (FENAFISCO), Manoel Isidro dos Santos Neto, o titular do Sindicato dos Fiscais de Renda do Mato Grosso do Sul (SINDIFISCO), Victor Hugo Cabral Ortiz, deputado estadual Ademir Brunetto, a FTE Denize Aparecida Capilé Guedes, que representou os servidores estaduais, e o secretário de Fazenda de Mato Grosso (SEFAZ-MT), Marcel Souza de Cursi.

Presidente da FENAFISCO, Manoel Isidro parabenizou a iniciativa do SINFATE em promover debate e discussões sobre a valorização da carreira. “Esta é uma oportunidade de promover, além de novos conhecimentos, a formação sindical e também a prática política. É importante que o servidor tenha essa ligação com as entidades e que sempre haja este entusiasmo em relação às lutas dos trabalhadores”, comentou.

Isidro ainda destacou que a valorização dos profissionais deveria ser uma realidade constante no país, fato que não é verificado. “Para que esse respeito seja formado é preciso que os trabalhadores o cobrem. É importante que os profissionais da tributação trabalhem com foco nos ideias: união, conscientização, participação. Somente desta forma a valorização será ressaltada”.

Durante a abertura do Ciclo de Palestras, Bertolini ressaltou aos participantes que as atividades serão realizadas anualmente. A intenção é discutir e ampliar os conhecimentos dos FTEs em relação aos temas relacionados à administração tributária. No que se diz respeito ao Programa de Valorização, o presidente do SINFATE destacou que a proposta compõe uma busca idealizada pela categoria. “É preciso que a carreira fiscal tenha representatividade junto à sociedade. A partir da valorização dos profissionais e melhorias na arrecadação tributária é possível apresentar resultados para a redução da pobreza e diminuição da desigualdade, por exemplo”.

O titular do SINFATE também comentou sobre as lutas realizadas pela categoria em relação ao trabalho fiscal e tributário. “O Fisco sempre existiu, porém temos que continuar lutando para que este trabalho seja visto com respeito. É importante também a participação do Estado em relação ao apoio e valorização dos servidores. Dessa forma, melhorias serão percebidas e aplicadas”.

De acordo com o deputado Ademir Brunetto, as melhorias alcançadas até o momento em Mato Grosso são reflexos do trabalho desenvolvido pelos Fiscais de Tributos Estaduais. “Pelas mãos dos FTE que estamos tendo superávit em Mato Grosso. A sociedade cobra melhorias, mas para que isso aconteça é necessário a aplicação de recursos e mudanças políticas”, salienta Brunetto.

Para o titular da SEFAZ, Marcel de Cursi, a carreira fiscal é uma das mais importantes no Estado. Segundo ele, é por meio da realização de cursos e discussões que ocorrem as mudanças, aperfeiçoamento profissional e elevação do conhecimento.

As atividades do 1º Ciclo de Palestras continuam nesta quinta-feira (19) e sexta-feira (20). Todas as ações estão sendo realizadas no período matutino, das 8h às 12h. O evento está sendo sediado no Auditório das Sedes das Promotorias de Justiça – Edifício Procurador de Justiça Dr. José Eduardo Faria. O espaço fica localizado ao lado do Fórum de Cuiabá, na rua Desembargador Newton Figueiredo Ferreira Mendes - s/n, setor D, no Centro Político Administrativo. Para visualizar o mapa, clique aqui.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Receba em seu e-mail todas as informações atualizadas!

 

Contato

Av. Waldir Sebastião Maciel, nº 388, Bairro Paiaguás
CEP: 78.048-243

Email: sindifiscomt@sindifiscomt.org
Clique aqui!

(65) 3624-2605
Afismat Fenafisco
Sitevip Internet